Pindamonhangaba celebrou a luta antirracista durante todo o mês de maio, promovendo o Mês da Consciência e Igualdade. A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos organizou um calendário repleto de atividades gratuitas que promoveram reflexões, homenagens e ações concretas em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.
No final de semana passado, houve uma série de eventos programados para envolver toda a comunidade. No sábado, 25 de maio, as atividades começaram às 16 horas com a distribuição dos kits para a 2ª etapa de corrida de rua “In Memoriam – 25 anos João do Pulo”. Após a distribuição, a abertura oficial do evento foi conduzida por Amanda Lima, acompanhada por sua banda. A partir das 18h, aconteceu a largada da corrida de rua, que contou com a entrega de medalhas para os participantes inscritos.
As atividades seguiram animadas com a apresentação do projeto “Vozes da DE” e, para fechar a noite, o DJ e instrutor Jeff Black comandou um animado Baile Charme.
Paralelamente, durante todo o evento no sábado, a Feira Afroempreendedora esteve em pleno funcionamento, promovendo o empoderamento e o protagonismo dos microempreendedores e artesãos negros. Por conta de eventos climáticos, a feira precisou ser cancelada no domingo.
A Feira Afroempreendedora foi uma iniciativa que visou fortalecer a economia criativa local, valorizando as dinâmicas culturais, sociais e econômicas da comunidade negra. A feira, que também abordou a campanha de conscientização da Anemia Falciforme, contou com o apoio da Gerdau e do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, promovendo a geração de renda e a divulgação dos talentos afroempreendedores da região.
Após o final de semana, na segunda-feira (27), a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos promoveu uma sessão extra de vivência sobre João do Pulo, que aconteceu no Centro Esportivo João do Pulo, e contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito, Dr. Isael Domingues, o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, além da filha do atleta, Thays Fonseca de Oliveira. O Centro de Treinamento também recebeu a exposição “Tributo a João do Pulo”, que aconteceu inicialmente de 27 a 31 de maio, e em seguida percorrerá diversos espaços como Estação Cidadania, Museu, Palacete 10 de Julho e bibliotecas municipais.
Com uma programação diversificada e inclusiva, Pindamonhangaba reforçou seu compromisso com a igualdade e a justiça social, celebrando a diversidade e combatendo o racismo de forma ativa e engajada. A programação completa pôde ser acompanhada através das redes sociais da Prefeitura de Pindamonhangaba.