Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
>> Ir para site antigo

Pinda participa do 25º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Grupo do comitê Paraíba do Sul e comitê Serra da Mantiqueira

Pindamonhangaba está participando do 25º Encob – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado de 21 a 25 de agosto em Natal/RN. A cidade está sendo representada pela secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, que também é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS).

Tendo como tema central “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, o XXV ENCOB em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB.

Para a secretária de Meio Ambiente de Pinda, a participação da cidade no evento é de grande importância. “A participação dos municípios em comitês de bacias e na discussão sobre recursos hídricos é de extrema importância. São os governos locais que têm maior potencial de prover ações e alcançar resultados significativos em relação à qualidade e quantidade de água. Trocar experiências e conhecer como outros comitês se desenvolvem foi um dos nossos objetivos nessa participação no ENCOB. Nossa região é referência no Brasil todo, estamos otimistas com o desenvolvimento sustentável e os projetos desenvolvidos na nossa bacia”, explicou Maria Eduarda San Martin.

A realização dos ENCOBs, desde 1999, tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público (municipal, estadual e federal), dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de diálogo, de apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente implementados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento e governança das águas.

Para o XXV ENCOB, é esperado um público final, presencial e online, de mais de 2.000 pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, para vivenciar jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos, consolidando o modelo de protagonismos dos comitês de bacias praticado nas últimas edições.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, participou da abertura do ENCOB na segunda-feira (21). Na oportunidade, ministro e governadora Fátima Bezerra assinam Termo de Adesão ao Pacto pela Governança da Água e firmam convênio para elaboração de estudos e projetos estratégicos relacionados ao Programa de Integração de Águas do rio São Francisco (PISF).

O Pacto pela Governança da Água é um processo coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com os estados e o Distrito Federal, e tem como ideia principal o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens. Para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, assinar o pacto corrobora a importância do gerenciamento dos recursos hídricos do País, celebrado entre a União e os entes federados.

Pindamonhangaba, BR
21:04 pm, abril 21, 2024
18°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais