Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pinda participa do 25º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Grupo do comitê Paraíba do Sul e comitê Serra da Mantiqueira

Pindamonhangaba está participando do 25º Encob – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado de 21 a 25 de agosto em Natal/RN. A cidade está sendo representada pela secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, que também é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS).

Tendo como tema central “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, o XXV ENCOB em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB.

Para a secretária de Meio Ambiente de Pinda, a participação da cidade no evento é de grande importância. “A participação dos municípios em comitês de bacias e na discussão sobre recursos hídricos é de extrema importância. São os governos locais que têm maior potencial de prover ações e alcançar resultados significativos em relação à qualidade e quantidade de água. Trocar experiências e conhecer como outros comitês se desenvolvem foi um dos nossos objetivos nessa participação no ENCOB. Nossa região é referência no Brasil todo, estamos otimistas com o desenvolvimento sustentável e os projetos desenvolvidos na nossa bacia”, explicou Maria Eduarda San Martin.

A realização dos ENCOBs, desde 1999, tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público (municipal, estadual e federal), dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de diálogo, de apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente implementados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento e governança das águas.

Para o XXV ENCOB, é esperado um público final, presencial e online, de mais de 2.000 pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, para vivenciar jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos, consolidando o modelo de protagonismos dos comitês de bacias praticado nas últimas edições.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, participou da abertura do ENCOB na segunda-feira (21). Na oportunidade, ministro e governadora Fátima Bezerra assinam Termo de Adesão ao Pacto pela Governança da Água e firmam convênio para elaboração de estudos e projetos estratégicos relacionados ao Programa de Integração de Águas do rio São Francisco (PISF).

O Pacto pela Governança da Água é um processo coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com os estados e o Distrito Federal, e tem como ideia principal o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens. Para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, assinar o pacto corrobora a importância do gerenciamento dos recursos hídricos do País, celebrado entre a União e os entes federados.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
00:25, am, julho 27, 2024
temperature icon 12°C
céu limpo
Humidity 100 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 55

Tribuninha N° 55

26 de julho de 2024
Edital 10119

Edital 10119

26 de julho de 2024
Edição 10119

Edição 10119

26 de julho de 2024

Categorias

Redes Sociais