Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Pinda participa de formação nacional sobre iniciativas ambientais sustentáveis

A Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Programas e Projetos Ambientais, participou, entre os dias 27 e 31 de outubro, da Formação Técnica em Projetos Sustentáveis, iniciativa do Banco do Brasil em parceria com o Instituto Catálise.

O encontro reuniu representantes de 12 cidades brasileiras selecionadas por seus projetos de destaque na área da sustentabilidade.

O município foi representado pela diretora Jamile Duarte, pela gestora de projetos Ana Letícia Sanches, pela engenheira sanitarista Silvia Vieira Mendes e pelo analista ambiental Jonas Caçador. Durante cinco dias de imersão, o grupo passou por um intenso processo de capacitação voltado à gestão e desenvolvimento de iniciativas ambientais inovadoras.

A participação na formação possibilitou a troca de experiências com outros municípios, a apresentação de casos de sucesso e o contato com novas estratégias de gestão sustentável, ampliando a visão sobre as potencialidades locais. “Foram dias de muito aprendizado. Tivemos contato com projetos inspiradores e voltamos cheios de ideias para aplicar em Pindamonhangaba”, destacou a diretora Jamile Duarte.

A gestora de projetos Ana Letícia Sanches ressaltou que a formação trouxe diversos insights para o aprimoramento das ações já em andamento e para a criação de novas iniciativas. O aprendizado seguirá nos próximos meses: a equipe receberá mentoria técnica do time da Catálise até março de 2026, com foco no fortalecimento do Projeto Composta Pinda.

O analista ambiental Jonas Caçador destacou que a imersão também fortaleceu o olhar da equipe para os projetos já em andamento no município, em especial o Composta Pinda. “Voltamos dessa formação com ferramentas técnicas importantes para qualificar ainda mais nossas ações em resíduos orgânicos e educação ambiental. Nosso compromisso agora é transformar esse conhecimento em resultados concretos, ampliando o alcance dos projetos e envolvendo cada vez mais a população nas práticas de sustentabilidade”, afirmou.

Com essa parceria, a expectativa é ampliar as ações voltadas à gestão sustentável de resíduos orgânicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o avanço das metas de sustentabilidade do município.

O secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, parabenizou a equipe pela participação. “A presença de Pindamonhangaba nesse tipo de capacitação reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e mostra que estamos no caminho certo para construir uma cidade mais verde, inovadora e consciente”, afirmou.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:49, am, junho 27, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 160

Tribuninha N° 160

26 de junho de 2026
Edital 10474

Edital 10474

26 de junho de 2026
Edição 10474

Edição 10474

26 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio