Pindamonhangaba está participando do 1º Encontro Regional ICLEI Sudeste sobre Eletromobilidade e Inovação: cidades inteligentes pelo clima, que acontece até hoje, dia 14, em São José dos Campos. A representante do município no evento é a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, que ministrou uma palestra nesta segunda-feira no Parque de Inovação Tecnológica (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 – José dos Campos).
A participação de Maria Eduarda envolveu um painel que abordou o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. O encontro reúne representantes de diversas prefeituras da região, membros do governo do Estado de São Paulo, órgãos reguladores e técnicos na área ambiental.
O evento tem como objetivo promover o debate sobre os modelos de cidades necessários para garantir um futuro mais sustentável. Atualmente, as áreas urbanas abrigam 55% da população mundial, e espera-se que esse percentual atinja 68% até 2050, de acordo com o Relatório Mundial de Cidades divulgado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O Sudeste brasileiro, com suas grandes metrópoles, representa uma parte significativa desse cenário, alcançando a marca de 84,8 milhões de habitantes em 2023, o que corresponde a 41,8% da população brasileira (IBGE, 2023).
A alta concentração populacional na região tem gerado desafios significativos para o meio ambiente e a gestão pública, exigindo esforços em direção ao desenvolvimento urbano sustentável e de baixo carbono. O evento busca pensar em ambientes urbanos propícios para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, garantindo maior qualidade de vida para os cidadãos.
A conservação da biodiversidade urbana, a infraestrutura verde, as edificações sustentáveis, a inovação e o uso da tecnologia na mitigação dos efeitos da emergência climática são temas destacados na programação. O eixo central do encontro é “Eletromobilidade e Inovação: Cidades Inteligentes pelo Clima”.
Além das atividades do encontro, está prevista uma visita técnica ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), criado em 2011 e vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O Cemaden é responsável pela prevenção e gerenciamento de desastres naturais em território brasileiro, monitorando informações de radares meteorológicos, pluviômetros e previsões climáticas para fornecer dados às autoridades competentes em todo o país, permitindo que as cidades se preparem para situações meteorológicas adversas.