A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, inaugurou em setembro o Espaço Humano, uma central de serviços voltada à promoção de cultura, direitos e cidadania. O novo espaço, localizado no prédio da antiga rodoviária, no Alto Cardoso, foi criado para ser um ponto de encontro acessível para a população, oferecendo atividades culturais e de formação, como ensaios, debates, exposições e oficinas.
O Espaço Humano oferece diversas atividades, como balé, capoeira, hip hop inclusivo, ioga, dança circular e oficinas de inclusão digital. Entre os serviços disponíveis estão atendimento odontológico inclusivo, orientação jurídica e atividades físicas, como pilates e dança. As ações são voltadas para todas as faixas etárias, com vagas específicas para modalidades como balé infantil e ‘Dançando sobre rodas’ (para pessoas que utilizam cadeira de rodas).
Vagas Disponíveis:
Balé: 50 vagas (crianças de 5 a 11 anos – estudantes da rede municipal)
Pilates: 10 vagas (pessoas acima de 40 anos)
Capoeira: 20 vagas
Jazz: 15 vagas
Dançando sobre rodas: 10 vagas
Programação:
Segunda-feira: Pilates (9h às 10h), Ballet (10h às 11h e 14h30 às 17h30)
Terça-feira: Jazz (9h às 10h e 14h30 às 17h30), Capoeira (16h30 às 17h30)
Quarta-feira: Pilates (9h30 às 10h), Ballet (10h às 11h e 14h30 às 16h30)
Quinta-feira: Jazz (9h às 10h e 14h30 às 16h30)
As inscrições podem ser realizadas no local, e novas turmas serão abertas conforme a demanda. Para eventos especiais, como reuniões e rodas de conversa, será necessário agendamento prévio.
Além disso, a Prefeitura está avançando com o projeto de construção de um Pronto-Socorro Infantil no prédio que abrigava o INSS. O edifício será reformado e adaptado para as necessidades de um hospital, com modernizações e novas alas, visando atender cerca de 3 mil crianças que atualmente utilizam o Pronto-Socorro Infantil paralelo ao Pronto-Socorro Adulto
O imóvel, com 3 mil metros² de área construída, será reformado e o município está buscando a permuta com o Governo Federal, que envolve a construção de um novo prédio do INSS. Este terá 960 metros² e ficará na Reserva Bonsucesso, conforme o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. O prefeito Dr. Isael Domingues destacou que o novo complexo incluirá serviços de urgência, emergência, especialidades infantis, vacinas e entrega de medicamentos, além de atendimentos ambulatoriais e CAPS Infantil.