A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, dará início, nesta terça-feira, 5 de novembro, ao programa ‘Consciência e Igualdade Por Toda Cidade’ – Ações por uma Sociedade Antirracista. O objetivo da iniciativa é promover a conscientização racial e engajar a comunidade em atividades educativas e culturais que valorizem a identidade afro-brasileira, além de combater o racismo estrutural.
O ato oficial de lançamento acontecerá no dia 8 de novembro, às 15 horas, no Humano – Espaço de Identidades, com a inauguração da exposição “Africanidades”, do mestre Messias Augusto Generoso, que ficará disponível para visitação ao longo do mês de novembro, das 8h30 às 17 horas.
A diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, enfatizou que as ações descentralizadas visam conscientizar a população sobre a importância de construir uma sociedade antirracista, ressaltando que essa transformação começa com a atitude individual de cada um e fomenta o interesse social na luta contra o racismo.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos, complementou que a luta antirracista se manifesta por meio de diversas ações na cidade, com o intuito de tornar Pindamonhangaba um espaço antirracista e inclusivo.
A programação do programa incluirá uma série de eventos ao longo de novembro, em celebração ao Mês da Consciência Negra, com atividades como exposições de arte, rodas de conversa com a comunidade e apresentações culturais, envolvendo escolas e diferentes espaços da cidade.