
Em julho de 2002, a conquista do pentacampeonato mundial pela Seleção Brasileira transformou as ruas de Pindamonhangaba em um grande palco de celebração popular. A festa tomou conta da cidade após a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Alemanha na final da Copa do Mundo.
Logo após o apito final da decisão, disputada em 30 de junho, milhares de pessoas saíram às ruas para comemorar o quinto título mundial da Seleção. Em carros, motos, bicicletas e até mesmo a pé, os torcedores percorreram as principais vias do centro da cidade em uma grande manifestação de alegria verde e amarela; a Praça do Cruzeiro, palco das comemorações de títulos na cidade, ficou completamente interditada com muitas pessoas nas ruas.
A comemoração teve características que ficaram marcadas na memória de quem acompanhou a festa. Entre os destaques estava um veículo estilizado no formato de um carro de Fórmula 1, que participou da carreata e chamou a atenção por onde passava. Motoqueiros também marcaram presença em grande número, ajudando a compor o clima festivo pelas ruas da cidade. Outro personagem que se tornou símbolo daquela celebração foi um Fusca totalmente decorado com as cores e bandeiras do Brasil.
A multidão seguiu em passeata por diversos pontos da cidade até chegar à Praça do Cruzeiro, tradicional local das comemorações esportivas em Pindamonhangaba. O espaço ficou tomado por torcedores que celebravam mais uma conquista histórica do futebol brasileiro.
A cobertura da Tribuna do Norte destacou não apenas o resultado dentro de campo, mas também a maneira como a população viveu aquele momento. As imagens publicadas mostravam ruas lotadas, bandeiras tremulando e uma cidade inteira unida pela paixão pelo futebol.
24 anos depois, a expectativa é que em 2026 o clima seja o mesmo, que o Brasil ganhe mais uma copa e a população saia as ruas para agora comemorar o hexacampeonato.








