A Prefeitura de Pindamonhangaba está realizando a aplicação de inseticida no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba para a eliminação do mosquito transmissor da dengue e de outros insetos e pragas urbanas, como moscas necrófagas e baratas. Os serviços começaram na terça-feira (25) e devem ser concluídos até quarta-feira (26). Além disso, a equipe também fará busca ativa noturna por escorpiões, que serão encaminhados ao Instituto Butantã para a confecção de soro antiescorpiônico.
O responsável pela Equipe de Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, explicou que se trata de um serviço contínuo da Prefeitura, realizado a cada três meses. “Nosso foco é a eliminação dos focos criadouros da dengue, nas épocas de calor e chuvas, e agora, na época de seca e temperaturas amenas, a ação também consiste na aplicação do inseticida para a eliminação de moscas e de baratas. Eliminando as baratas, conseguimos reduzir a oferta de alimento dos escorpiões. O combate ao escorpião exige um trabalho diferenciado, por isso ‘casamos’ a aplicação de inseticida para eliminar as baratas com a busca ativa noturna. Apenas a aplicação de inseticida não é eficiente contra o escorpião porque é um animal mais resistente e com esqueleto externo, restando pouca área de contato com o inseticida.”
Além do serviço da equipe de vetores, o Cemitério Municipal recebe constantemente ações de limpeza e de manutenção por parte da Secretaria de Governo e Serviços Públicos, que colaboram com a eliminação de insetos e de escorpiões.