A coluna Papo Reto conversou com a assistente social Nelbe Maria Caldeira de Novaes, que entrou em 1999 no SOS (Serviço de Obras Sociais) de Pindamonhangaba, e desde então vem trabalhando com o objetivo de promover o trabalho social desta instituição. Hoje atua como Coordenadora dos Projetos Sociais do SOS e é a grande organizadora dos eventos do SOS, como a III Edição do tradicional festival de ‘Comida de Boteco SOS Pinda’, com várias opções de comidas e bebidas, além de uma programação musical especial para o público. O evento acontece de 29 de fevereiro a 17 de março, no estacionamento do centro de compras do Shopping Patio Pinda e tem entrada gratuita. Às quintas e sextas-feiras, o evento estará aberto ao público das 19h às 22,30h, e aos sábados e domingos, das 12h às 22,30h.
TN – Quais são os principais programas e serviços oferecidos pelo SOS de Pindamonhangaba para atender às necessidades da comunidade local?
O SOS desenvolve há mais de 56 anos, serviços sociais direcionados à população carente de Pindamonhangaba. Os projetos desenvolvidos pela instituição são direcionados às famílias em estado de vulnerabilidade social, a população em situação de rua e aos migrantes.
TN – Como o SOS de Pindamonhangaba identifica e prioriza as áreas de maior necessidade dentro da comunidade em que atua?
Através de uma demanda crescente, o SOS busca minimizar a dificuldade dessa população e ajuda-la dentro da fragilidade verificada em cada caso, de forma que passem com mais tranquilidade pelo momento difícil , disponibilizando meios para impulsiona-los para um caminho melhor.
TN – Quais são os principais desafios enfrentados pelo SOS de Pindamonhangaba na prestação de serviços sociais e como a organização os supera?
Como instituição particular que somos, temos a grande dificuldade de custear nossas ações e projetos, por isso executamos durante o ano, eventos gastronômicos, com o intuito de arrecadar fundos para manter e ampliar nossos atendimentos.
TN – Como o SOS de Pindamonhangaba colabora com outras instituições e órgãos governamentais para maximizar o impacto de suas iniciativas sociais?
Acreditamos enquanto Entidade Social que atende a população, que a parceria com outras entidades e os poderes público e privado é fundamental, para resolvermos os problemas sociais de nosso município. O trabalho feito em conjunto é uma engrenagem impulsionadora para obtermos resultado e construirmos um futuro mais justo e melhor para todos.
TN – Como o SOS de Pindamonhangaba avalia o sucesso e o impacto de seus programas e serviços na vida dos beneficiários e na comunidade em geral?
Avaliamos nossos trabalhos diante dos resultados e devolutivas da própria população atendida. É muito gratificante ver os impactos positivos causados na vida dessas pessoas, isso nos motiva continuar e querer sempre fazer melhor.