A coluna ‘Papo Reto’ de hoje conversou com o Dirigente Regional de Ensino, Luis Gustavo Martins de Souza. Ele é professor, tem 44 anos de idade, casado com a Professora Josiane Bittencourt de Souza e pai de Helen Souza. Sou licenciado em Matemática, Pedagogia e Educação Física, pós-graduado em Psicopedagogia e em Ética, Valores e Saúde na Escola e mestrando em educação pela Universidade de São Paulo. Atua na rede estadual de ensino desde 17 de março de 1999. Durante esse tempo atuou como Professor de Matemática e Física, foi Coordenador Pedagógico, vice-diretor de escola, Diretor de Escola e desde 2020, está à frente da Diretoria Regional de Ensino. Durante sua trajetória docente, também lecionou em algumas escolas privadas e na Faculdade, formando professores para os anos iniciais e gestão. Em 2004 foi efetivado na rede estadual como professor de Matemática e em 2018 como Diretor de Escola, cargo este que exere até os dias de hoje.
TN – Quais são as principais prioridades educacionais para a região de Pindamonhangaba neste ano?
A prioridade da Diretoria de Ensino – Região Pindamonhangaba é desenvolver uma Educação Integral como a base da formação dos estudantes da rede estadual, independente da jornada que cumprem. Dessa maneira, afirmamos o compromisso com o desenvolvimento dos estudantes em suas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, elencando as competências e as habilidades essenciais para sua atuação na sociedade contemporânea e seus cenários complexos, multifacetados e incertos, primando pela equidade. Viver, aprender e se relacionar nesse novo contexto tem exigido, cada vez mais, maior autonomia e mobilização de competências dos sujeitos para acessar, selecionar e construir pontos de vista frente ao volume substancial de informações e conhecimentos disponíveis, para buscar soluções criativas e fazer escolhas coerentes com seus projetos de vida e com o impacto dessas escolhas.
TN – Quais são os desafios específicos enfrentados pelas escolas nesta região e quais estratégias estão sendo implementadas para superá-los?
O maior desafio que encontramos em nossa regional versa na formação docente e o preparo do mesmo para lidar com a inclusão, pois hoje temos uma diversidade grande de deficiências e seus níveis. Diante desse desafio, o planejamento estratégico da Diretoria de Ensino para o ano de 2024 ja tem várias formações estruturadas nesses eixos e contaremos com apoio dos profissionais qualificados da Universidade de Taubaté que desenvolvem várias pesquisas de campo nessas linhas e vai nos apoiar neste ano frente a essa dificuldade, e nossos Supervisores de Ensino e os Professores Especialistas do Currículo monitorarão todo o processo na ponta para garantir que nossos estudantes tenham a melhor aula na melhor escola e que esse processo fortaleça ainda mais a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes.
TN – Qual é a visão para o futuro da educação na região de Pindamonhangaba, e quais são os planos para melhorar a qualidade do ensino?
A visão para o futuro da educação em nossa regional é uma educação pública com efetividade, qualidade e acesso ampliados, para geração de oportunidades e redução das desigualdades. Nosso plano é trabalhar com a equipe escolar, através de formações desenhadas no planejamento estratégico, para que todos: preparem os jovens para as competências necessárias à continuidade dos estudos e no mundo do trabalho; tornar a aula mais atrativa para aumentar a satisfação do estudante e o interesse em permanecer na escola num ambiente seguro e inclusivo; resgatar a confiança da sociedade na educação pública.
TN – Como os pais e a comunidade local podem se envolver mais ativamente no apoio às escolas e ao sistema educacional da região?
É ideal que os pais se envolvam nos colegiados (Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres) da unidade escolar e comecem a participar ativamente das ações e opinando para fortalecer ainda mais as ações em prol dos seus filhos e dos demais estudantes. Outra forma de maior envolvimento é a valorização do trabalho que a escol
a desenvolve, sempre perguntando para os filhos o que eles têm desenvolvido na escola, quais disciplinas que eles mais gostam e aquelas que eles têm maior dificuldade, pois assim os filhos percebem que os pais se importam com a educação dos filhos e acompanham, mesmo que de longe. É imprescindível que os responsáveis compareçam nas reuniões agendadas pela escola e sempre que não puder naquele dia e horário, buscar agendar novo dia e horário para dialogar com a escola sobre o desenvolvimento do aluno, pois quando família e escola caminham juntos, o sucesso do desenvolvimento do aluno é pleno.
TN – Como você vê a construção do projeto de vida dos jovens da região que você atua, a partir do trabalho desenvolvido pela diretoria?
O componente Projeto de vida para os estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, tem sido de extrema importância para que os estudantes planejem suas trajetórias e fortaleçam suas aprendizagens para atingir seu projeto de vida. Trabalhamos diversas ações para fomentar o projeto de vida dos estudantes, pois hoje temos alunos gremistas atuantes em todas as unidades escolares, o que auxilia muito o desenvolvimento do projeto de vida, pois são ações que aguçam a responsabilidade, o respeito e a efetividade dos direitos humanos. Trabalhamos também com a Feira de profissões que envolvemos várias Universidades e Faculdades privadas, Federais e Estaduais, onde nossos alunos do Ensino Médio têm o contato direto com estudante dos diversos cursos de graduação para esclarecer dúvidas e se aproximarem do seu desejo e esta ação foi fundamental para que os estudantes fortalecessem seu projeto de vida, pois tivemos 132 alunos ingressando na Universidade Pública (USP, UNESP, UNICAMP e FATEC) ingressando diretamente da 3ª série do Ensino Médio, via Provão Paulista, isso é motivo de orgulho para nós e um termômetro de que estamos no caminho certo.