Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Papo reto com Fabrício Augusto Pereira

Divulgação.

O Papo Reto de hoje conversou com o secretário de Segurança Pública da Prefeitura de nossa cidade, Fabrício Augusto Pereira. Bacharel em Direito pela Universidade de Taubaté. Formado também em Administração Gerencial e Finanças Públicas. Foi Militar da Aeronáutica por 6 anos. Servidor Público em Pindamonhangaba há 16 anos. Trabalhou como Analista e Planejamento Orçamentário e Pregoeiro. Foi Secretário de Administração da Prefeitura de Pindamonhangaba de 2017 a 2020.

TN – Qual a diferença entre o antes x depois na segurança pública de Pindamonhangaba?


A grande diferença foi a criação da Secretaria de Segurança Pública em 2017 pelo prefeito Dr Isael Domingues, visando atender a demanda do município, já que não tínhamos um lugar apropriado para isso. A partir da criação, começou a evolução na segurança pública municipal. Em 2019 foi criado o CSI (Centro de Segurança Integrada), que é o antigo COI (Centro de Operação Integrada), onde aproximadamente 1,4 mil câmeras estão ligadas – entre vias públicas e prédios públicos.
Atualmente todas as nossas escolas municipais são monitoradas por câmeras ligadas 24h ao CSI, trazendo maior segurança às crianças, aos pais e também para os professores.
Além disso, nossa guarda passou a ser armada desde 2019 e de lá para cá, todos passaram por cursos de preparação, capacitação, além de testes na Polícia Federal anualmente, o que comprova que todos estão aptos para utilizar armas e atender à população, além de atos criminosos ocorridos durante o dia.

TN – Como é comandar todo o efetivo da GCM?


Não é um papel fácil. Liderar uma equipe grande – com 114 guardas, entre 25 armados trabalhando na rua, com equipes, rondas municipal, motos, base móvel, drones, auxiliando na segurança pública. É uma tarefa difícil, mas gratificante, por saber que estamos ajudando a manter a ordem na nossa cidade. Além disso, é fundamental contar com o apoio do prefeito Dr Isael Domingues, para que tudo dê certo. Foi um desafio que o prefeito me deu e que assumi. Agora estamos desenvolvendo com toda a equipe melhorias para toda a segurança pública municipal, tanto para a Defesa Civil, quanto para a guarda e os agentes de trânsito, trazendo benefícios diretamente aos munícipes e nossa cidade só tem a ganhar com isso.

TN – Qual o próximo grande projeto a ser executado e transformará a cidade.


Nós temos dois grandes projetos para implantar. O primeiro deriva de uma reunião que eu e o prefeito tivemos com o secretário do Estado de São Paulo, Capitão Derrite, que prometeu a liberação de R$ 2,5 milhões para a construção do Centro de Treinamento da Segurança Pública Municipal.
Este centro vai contar com um estande de tiro, auditório, academia e salas administrativas. Estamos na expectativa de receber o valor. E o segundo projeto fará a implantação dos sistemas Detecta e Cortex, em uma parceria com o CSI. São sistemas de segurança com todo o histórico dos criminosos e diante da tentativa de invasão ao município, teremos o sistema Muralha – cercando por meio de câmeras todo o município, monitorando e detectando qualquer tentativa, durante 24h.
As câmeras detectam imediatamente esses indivíduos. Isto sem falar dos veículos objetos de roubo ou furto, ou utilizados para crime, também teremos o histórico dos mesmos e poderemos tomar as providências imediatamente. São os grandes projetos que estaremos desenvolvendo.

    Papo Reto

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
12:07, pm, junho 15, 2024
temperature icon 24°C
céu limpo
Humidity 57 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 49

Tribuninha N° 49

14 de junho de 2024
Edital 10098

Edital 10098

14 de junho de 2024
Edição 10098

Edição 10098

14 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais