Educar as futuras gerações sobre o funcionamento da democracia e a importância da participação cívica requer experiências concretas e significativas. Com esse objetivo, o Observatório Social do Brasil – Pindamonhangaba realizará em junho visitas à Câmara de Vereadores com os alunos que fazem parte do Projeto Observador Social Mirim. As crianças terão a oportunidade de conhecer de perto o poder legislativo e testemunhar o trabalho exercido na sociedade.
A visita também terá o papel de despertar nas crianças o interesse pela história e cultura de sua cidade, além de fazerem suas próprias reivindicações para suas escolas. A iniciativa gerou bons frutos em 2023: alguns vereadores acolheram as demandas das escolas e transformaram-nas em requerimentos que foram enviados à Prefeitura de Pindamonhangaba. Uma vereadora chegou a destinar uma emenda impositiva para a Escola Arthur de Andrade, no Cidade Nova, para a cobertura da quadra.
“O poder legislativo desempenha um papel central na estrutura de qualquer país democrático, sendo responsável por criar, debater e aprovar leis que afetam a vida de todos os cidadãos. Ao visitar o parlamento, as crianças têm a oportunidade única de ver de perto como as leis são formuladas e como os representantes eleitos trabalham para representar os interesses da população”, explicou a coordenadora do OSB-Pinda, Mayra Souza.
Programa Observador Social Mirim
O Observador Social Mirim é um programa de apoio pedagógico e de complemento educacional nas áreas de educação fiscal e cidadã aplicado em escolas e que tem como público-alvo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, do Observatório Social do Brasil-Pindamonhangaba.
As crianças que participam do Programa Observador Social Mirim aprendem sobre a importância em cuidar e valorizar o bem público, a importância social dos tributos arrecadados pelo governo e a obrigação de converter os valores dos impostos em serviços de qualidade para a população, destacando que a qualidade do serviço será proporcional ao interesse da população em cuidar da boa aplicação desses recursos por parte do governo.
Durante o programa são abordados os seguintes temas: o que é e o que faz o Observatório Social; entendendo como funciona o Brasil: organização, poderes, direitos e deveres do cidadão; civismo e cidadania; educação fiscal (orçamento público, nota fiscal, produtos piratas e importância social dos tributos); a importância do voto consciente; corrupção e atitudes individuais corretas. Tudo por meio de uma revista e jogos pedagógicos, que atraem a atenção dos alunos, tornando os encontros agradáveis e produtivos.
Em Pindamonhangaba o programa teve início em 2021, com o apoio e patrocínio da empresa Gerdau, e beneficiou cerca de 150 alunos. Em 2022, o Observatório conseguiu dobrar o número de escolas atendidas e com isso cerca de 300 crianças foram beneficiadas. E mantendo o objetivo de expandir o projeto, este ano com o patrocínio da Gerdau e da Fabinject 16 escolas serão atendidas, 8 no primeiro semestre e 8 no segundo.