Colaboração Rafaela Fernandes
Pequeno, veloz e elegante e, com certeza, é um dos pássaros mais bonitos que já passou pelo seu quintal ou jardim. Se não adivinhou ainda qual é, esse pássaro especial é o beija-flor. Ele é um dos dos menores pássaros do mundo, sendo o único que consegue ficar suspenso no ar enquanto voa e que voa para trás.
Conhecido pelo seu bico alongado e sua beleza, os beija-flores batem as asas tão rápido que mal conseguimos vê-las, suas penas refletem a luz com um brilho cintilante, causando o mesmo efeito que vemos nas madrepérolas. Apesar de pequenino, são viajantes incansáveis e muito rápidos, são comilões e muito importantes para a polinização de diversas plantas.
Em Pinda, podemos observar esses pássaros em locais como o Parque da Cidade e o Bosque da Princesa. No verão, eles estão presentes, mas se abrigam mais por conta das chuvas recorrentes. Diz que a visita de um beija-flor é sinal de sorte e não deve assustá-lo, apenas deixar ele se alimentar e seguir o caminho.
Se você já viu um beija-flor de perto, pinte o desenho abaixo com as cores que achar mais interessantes e guarde-o para dar sorte.