os livros ‘Onde estão as flores?’ e ‘Mulheres que correm com os lobos’
Nesta edição trazemos como indicação “Onde estão as flores?”, um livro que conta a história de dois personagens diferentes – Licco Razan e Minev – e suas trajetórias de vida que passam por diversos países e culturas até se enraizarem na Amazônia brasileira. O autor, aparentemente, utiliza uma mistura de elementos históricos e uma narrativa fluida para traçar um panorama histórico da Europa, incluindo o resgate dos 50 mil judeus búlgaros durante a Segunda Guerra Mundial e o fluxo migratório dos judeus para a Região Norte do Brasil.
Além disso, o livro parece ter uma mensagem sobre a importância de se construir um mundo sem guerras. Apesar de já ter sido publicado há três décadas pela escritora Clarissa Pinkola Estés, o livro “Mulheres que correm com os lobos” tem mudado a vida de milhares de pessoas. Além disso, a indicação dessa leitura geralmente é feita de uma mulher, ou grupo de mulheres, para outra e parece estar passando por uma espécie de renascimento atualmente.
Em essência, a obra traz histórias de mitos, contos de fada e lendas repletas de misticismo, bruxas vilões e todo o restante que se pode esperar de textos folclóricos. A sequência dessas histórias acaba mostrando como o espírito livre da mulher foi sendo domesticado com o passar dos anos, punindo quem se rebelava contra isso.