Colaboração Júlia Prates*
Tenho certeza que a primeira coisa que você e seus familiares pensam quando estão precisando relaxar é o de planejar uma viagem, geralmente num lugar prazeroso e com muitas atividades para equilibrar as energias. Mas e os animais? Como vamos permitir um melhor equilíbrio emocional para eles, com gasto de energia físico e mental sem que seja com passeios?
Para isso, precisamos entender as necessidades básicas do animal que você escolheu ter em casa: cães, por exemplo, precisam farejar e roer para garantir uma das cinco liberdades, que é a liberdade em expressar seu comportamento natural. Lembrando que o olfato dos cães é dez mil vezes maior que o dos humanos, entendemos a importância do farejar para eles e, por isso, proporcionar atividades dentro de casa que façam com que eles usem esse sentido pode permitir um gasto energético e mental até maior do que passear na rua.
Hoje, trouxe dois exemplos de enriquecimento ambiental e alimentar para permitir que seu cão se distraia em casa, sem precisar sair: coloque a ração dele distribuída em uma bandeja de ovo, assim ele precisará farejar mais para conseguir pegar os grãos nas saliências da bandeja. Outra forma de permitir um melhor enriquecimento para seu pet, e deixando-o mais feliz, é pegar um pedaço de pano, fazendo um amontoado, e entre as dobras coloque pequenos pedaços de petisco e o deixe achar. Pronto, agora você já sabe duas formas de deixar seu pet mais feliz, sem precisar viajar.
Lembre-se que quando resolvemos ter um pet em casa precisamos garantir bem-estar, saúde e qualidade de vida para ele. Sempre pesquise antes de se tornar responsável por um animal para saber se sua rotina, suas condições financeiras e emocionais permitirão com que ele seja saudável e feliz. Em caso de qualquer dúvida, sempre procure um médico veterinário para te auxiliar.
*Júlia Prates é médica veterinária especializada em nutrição animal, para saber mais acesse:
https://www.instagram.com/nutranimal_/