Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Museu inicia exposição do Memorial da Santa Casa

Exposição resgata a história da Santa Casa que completou 160 anos de fundação

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina está sediando a exposição “Santa Casa de Misericórdia”, que celebra os 160 anos da instituição. A abertura da exposição ocorreu no sábado (2) e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu.

A Santa Casa de Misericórdia doou ao Museu 79 itens, incluindo aparelhos de uso médico e quadros de personalidades históricas do município. O memorial da Santa Casa foi organizado e reunido pelo ex-provedor, Luiz Carlos Loberto, conhecido como Cacaio.

Os trâmites para a doação do acervo do memorial da Santa Casa para o museu começaram em fevereiro e foram concluídos em julho de 2023, após visitas técnicas e reuniões entre as equipes e o aval da comissão de acervo do museu histórico.

O provedor da Santa Casa, Decio Prates da Fonseca, ressaltou a importância da transferência do acervo para uma exposição de longa duração no Museu Histórico, proporcionando maior visibilidade à população de Pindamonhangaba.

A relação entre a Santa Casa de Misericórdia e o Museu Histórico tem raízes históricas, uma vez que o dono do Palacete Palmeira, sede do Museu Histórico, foi o 1º provedor da Santa Casa de Misericórdia, e a Santa Casa adquiriu o prédio do museu em 1931.

O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, agradeceu à equipe da Santa Casa pelo ato e destacou a importância do acervo para contar a história do município. O acervo estará em exposição para que a população tenha acesso aos equipamentos, imagens e documentos que retratam a história da Santa Casa e de Pindamonhangaba.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
20:21, pm, junho 22, 2024
temperature icon 18°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 5 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais