O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina será palco da sexta edição do Salão de Humor, uma iniciativa da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Neste ano, a exposição contará com 145 trabalhos advindos de 32 países, sendo eles Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Armênia, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cazaquistão, China, Colômbia, Finlândia, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Macedônia do Norte, México, Montenegro, Panamá, Peru, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Tailândia, Tchéquia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.
A exposição das artes acontecerá dos dias 4 de maio a 2 de junho e promete encantar e provocar reflexões através de charges e caricaturas. O objetivo principal deste projeto é prestigiar e dar visibilidade aos talentos do humor gráfico, destacando tanto o humor leve e descontraído quanto a crítica social afiada que essas obras podem carregar.
Neste ano, o tema da modalidade caricatura será uma homenagem ao Professor Teófilo Pimenta, conhecido como Téo Pimenta. Com uma trajetória profissional marcada pelo comprometimento com a educação física e o desenvolvimento humano, Téo Pimenta receberá uma merecida homenagem por seus 20 anos de dedicação à sua profissão.
A exposição de charges terá como tema “Sedentarismo x Atividade Física”, buscando provocar reflexões sobre a importância de uma vida ativa e saudável. Esta temática visa incentivar o público a refletir sobre os benefícios da prática regular de exercícios físicos e os malefícios do sedentarismo.
Importante ressaltar que Pindamonhangaba é a única cidade do Vale do Paraíba a organizar um Salão de Humor, assim como ocorre em outras cidades do país, como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “Isso oportuniza às pessoas conhecerem o humor gráfico e incentiva os jovens a ingressar nesse universo”, salienta Francisco Machado – cartunista da cidade e curador do Salão.
“Além das exposições também será programado, ao público infantil, duas oficinas gratuitas de cartum (para crianças de 06 a 11) e logo será informado data”, informou o organizador do evento, Francisco Machado. “Através do humor gráfico, os artistas participantes revisitam temas relevantes, convidando o público a pensar criticamente enquanto se diverte”, completou o organizador.
O Salão de Humor de Pindamonhangaba promete ser não apenas uma oportunidade de entretenimento, mas também um espaço para reflexões sobre questões sociais e culturais.