Em comemoração ao Dia da Natureza e dos Animais, a Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e a Casa Verde, organizou a 1ª Gincana Ambiental. O evento, realizado no dia 4 de outubro, teve como objetivo promover a educação ambiental entre os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Arthur de Andrade, no bairro Cidade Nova.
A gincana foi composta por várias atividades que incentivaram a consciência ecológica. Antes do evento, os alunos receberam materiais educativos sobre o Parque do Trabiju, para trabalharem em sala de aula. Cada equipe escolheu um mascote representando um animal da fauna do parque, que simbolizou seu grupo.
Durante o evento, os alunos participaram de diversas atividades, como a coleta de materiais recicláveis, competindo para arrecadar o maior volume de itens recicláveis, e de uma caça ao tesouro ecológico. Também separaram corretamente os materiais recicláveis e criaram frases sobre a importância da preservação ambiental.
A gincana foi organizada pelo Departamento de Programas e Projetos Ambientais e Sustentáveis, que orientou os participantes sobre a destinação correta dos resíduos. No final, a equipe Caxinguêle ficou em primeiro lugar com 614 pontos, seguida por Lobo-Guará, com 545 pontos, e Sapinho Dourado, com 116 pontos. Como prêmio, os alunos vencedores ganharam um passeio educativo ao Parque do Trabiju.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, destacou a importância da iniciativa: “A gincana foi uma oportunidade de ensinar, de forma lúdica, a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos, envolvendo pais e crianças. A educação ambiental é essencial para a construção de um futuro mais sustentável.”
Com a participação de 168 alunos, divididos em sete equipes, o evento arrecadou 117 sacos de material reciclável, que foram doados para a cooperativa Recicla Viva.