A abelha é um inseto que é muito conhecido pelo mel que produz e que muitos têm medo pelo seu ferrão, mas ela é super importante para a nossa alimentação e para o meio ambiente. Existem diversas espécies, que vivem sozinhas ou em colônias. No Brasil, temos sete tipos de abelhas com ferrão e centenas de outras espécies sem o ferrão, que é uma parte da abelha que ela usa para se defender quando se sente ameaçada.
As abelhas são essenciais na natureza, pois polinizam as plantas. Mas o que é polinização? Esses insetos buscam seu alimento nas plantas, ao passarem de planta em planta, elas transferem o grão de pólen uma para a outra, o que permite e ocasiona a produção de sementes. Com isso, algumas espécies de abelhas são responsáveis pela polinização de plantas que são alimentos no mundo. Outros insetos contribuem, mas a abelha é a principal nesse processo.
Na natureza, elas vivem nas árvores, em ninhos abandonados de cupins ou de formigas. Na atividade comercial, são criadas dentro de pequenas caixas. Algumas espécies estão em extinção, para ajudá-las é importante plantar árvores e cultivar flores, para que tenham alimento natural.
Se encontrar um enxame de abelhas ou colmeia, o ideal é se afastar do local e acionar o corpo de bombeiros, que retira os insetos com segurança e os devolve para o habitat natural. Se uma abelha te picar, peça para um adulto te ajudar a lavar a região inchada, use antisséptico e faça uma compressa de gelo. Se os sintomas persistirem é importante ir até o hospital mais próximo.