Dia 22 de abril é celebrado o Dia Internacional da Terra. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização ambiental e estimular a adoção de medidas sustentáveis. A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura aproveitou esta data para conversar sobre o tema com as crianças da Escola Municipal Dr. André Franco Montoro e Escola Municipal Dr. Angelo Paz da Silva, levando-as a refletir em como as nossas ações interferem na natureza e consequentemente, no planeta.
Para tanto, foi realizado um evento educativo nesta segunda-feira, no Parque da Cidade. Na ocasião, o analista ambiental Jonas Caçador falou sobre a importância dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reciclar, reaproveitar) e como pequenas mudanças no nosso estilo de vida, podem fazer uma grande diferença no planeta. Cada criança ganhou adubo orgânico produzido no Parque, por meio da composteira do Programa Composta Pinda e duas mudinhas (alface e cebolinha) para incentivá-las a plantar. A atividade contou também com a parceria da Casa Verde, que realizou uma trilha ambiental com os alunos.
“O Dia Internacional da Terra é uma oportunidade para todos nós refletirmos sobre as nossas ações diárias e como elas afetam o meio ambiente”, disse a diretora do Departamento de Programas e Projetos Ambientais, Ione de Almeida Barbosa. “Celebrar datas como essa proporcionam que a população esteja mais próxima dos temas ambientais e de atividades práticas. A conscientização é papel fundamental no caminho por um planeta mais sustentável”, concluiu a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin.