Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Marcelo Dênny: “A vida é urgente!”

Hoje eu vou falar sobre uma pessoa especialíssima das artes de Pindamonhangaba. É sobre o Marcelo Dênny. Dia 2 de março seria mais um aniversário dele…

Ele era mais que um simples artista, era um transformador, um espírito intenso, profundo e instintivo.

Ele surgiu para o teatro convidado pelo Edson Sansil para contribuir nas criações visuais do “Sganarello, o Corno Imaginário”, do Textandotexto.

Na seleção das personagens do espetáculo, quando o Edson buscava o ator que faria o “Lélio”, o Marcelo experimentou e foi unanimamente escolhido pela exuberante performance na sua criação. Tornou-se ator também.

Quando entrou na FASC para fazer Artes Visuais, foi aconselhado pelo professor Afonso a fazer artes cênicas que acrescentaria mais à sua capacidade criativa, pois nas artes plásticas ele já era um grande artista. Isso se confirmou. Formou-se e foi dar aulas.

Na escola Ápice, onde lecionava, criou um grupo de teatro com os alunos e montou trabalhos como “Dom Quixote”, “Teens, Jeans e Afins” que foram obras que transformaram e até hoje persistem na memória e formação desses jovens. No “Teens” eles foram até aprender a dançar no Ballet Alex Martins.

Com o fim do Textandotexto criamos o “Cadê Otelo? ” e montamos a “Barca do Inferno” que foi o grande ponto de mudança do teatro da cidade. Isso catapultou o Marcelo à outro patamar no cenário artístico de Pinda e da região.

Nesse período ele foi convidado para dar aulas na FASC e com a sua criatividade especial transformou as artes cênicas da faculdade elevando-a à um nível de excelência reconhecido em toda a região.

O Marcelo como criador foi um cometa que deixou um intenso rastro de luz atrás de si. Era ousado, intenso, mas sabia reconhecer os talentos, agregava pessoas e sabia extrair o melhor delas.

Encantava e seduzia fazendo com que todos se sentissem intensamente na posse da obra.

Esse olhar e disposição do Marcelo em colher o melhor das habilidades de cada um fez com que um desconhecido grupo de interior produzisse uma obra que chamou a atenção em todos os lugares do Brasil por onde passou.

“A Barca do Inferno” tornou-se o melhor espetáculo de São Paulo pelo Mapa Cultural Paulista e depois do Brasil pelo Festival Brasileiro de Teatro.

Isso chamou a atenção sobre o Marcelo e ele foi chamado para dar aulas na USP.

Mudou-se para a cidade de São Paulo e lá fez mestrado e doutorado e, graças à sua inteligência e talento, logo se tornou o Coordenador e Chefe do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP.

Na sua trajetória fundou e dirigiu diversas companhias e trupes de teatro, produziu muitos espetáculos e performances que alcançaram grande projeção; ministrou palestras, idealizou cursos sobre visualidade cênica contemporânea e performática em diversas universidades e instituições de diversos países como: Alemanha, México, Portugal, Espanha, Holanda, França, Estados Unidos, Chile, Argentina e Brasil.

Destacou-se conciliando a sua produção artística, o seu trabalho acadêmico, nas suas atividades de diretor, ator, cenógrafo, professor, artista plástico, performer, pesquisador, curador diretor de arte.

A sua expressão “A vida é urgente! ” definia muito claramente a sua ânsia em criar, em tornar real toda a magia essencial que guardava dentro da sua alma.

Uma vez ele me disse: “Quando eu era um auxiliar na Biblioteca Pública, às vezes eu me sentia como se fosse um dependente químico e corria a esconder-me entre as prateleiras de livros só para criar uma pequena escultura de massinha…”

Em 31 de agosto de 2020, aos 51 anos de idade, faleceu deixando sua arte e o encantamento em todos os corações que tiveram contato com ela.

O Teatrando

Alberto Marcondes Santiago
Alberto Marcondes Santiago
Natural de Pindamonhangaba, poeta, contista, letrista, ator, diretor, dramaturgo. Membro titular e Ex-Presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras; fundador e Ex-Presidente da Associação Cultural Cootepi (atual Teatro Galpão); Ex-Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba; fundador e Ex-presidente da Cia. Teatral “Cadê Otelo?” (Ganhadora do Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do Festival Brasileiro de Teatro, da Funarte e Confenata). Homenageado pelo Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba pela atuação nas atividades culturais do município; Ganhador da Medalha do Mérito "Athayde Marcondes" de 2019 - Honraria concedida pela Câmara de Vereadores da cidade à uma pessoa, empresa ou instituição, que tenha contribuído destacadamente para a história e a cultura de Pindamonhangaba. Idealizador e realizador do FESTIPOEMA, que já realizou a sua 14ª Edição; participou da criação e realização do I Fórum Municipal de Cultura (“Um Novo Olhar Sobre a Cultura em Pinda”) e do Encontro de Artes Cênicas de Pindamonhangaba; foi Vice-presidente da Comissão Organizadora do I Conferência Municipal de Cultura de Pindamonhangaba e delegado representante de Pindamonhangaba na Conferência Estadual de Cultura.
loader-image
Pindamonhangaba, BR
08:44, am, junho 26, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 160

Tribuninha N° 160

26 de junho de 2026
Edital 10474

Edital 10474

26 de junho de 2026
Edição 10474

Edição 10474

26 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio