Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Junho Violeta: Pinda inicia campanha de combate à violência contra pessoa idosa com palestras de conscientização

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, deu início, nessa segunda-feira (1º/6), à programação do Junho Violeta, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

A abertura das atividades aconteceu na Escola Estadual José Pinto Marcondes Pestana, na Cidade Nova, com uma palestra voltada aos alunos do segundo ano técnico. A ação contou com a participação da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Sueli Macedo, das conselheiras e assistentes sociais Sônia e Victoria Menezes.

Durante o encontro, foram abordados os diferentes tipos de violência praticados contra a população idosa, os direitos garantidos pela legislação vigente e a importância do respeito à dignidade, autonomia e integridade das pessoas idosas. Os participantes também puderam esclarecer dúvidas, fazer perguntas e refletir sobre a importância da prevenção e do enfrentamento das violações de direitos.

A palestra destacou ainda a necessidade do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários como estratégia fundamental para a proteção, o cuidado e a promoção da qualidade de vida da população idosa.

Já na terça-feira (2), a programação do Junho Violeta teve sequência com palestras de conscientização realizadas às 8h na EE Monsenhor João José de Azevedo, no bairro Bonsucesso, e na EE Yolanda Bueno de Godoy, no Feital. As atividades abordaram os direitos da pessoa idosa, os diferentes tipos de violência e a importância da denúncia e da proteção da população idosa.

De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, considera-se violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico, psicológico ou moral. Entre as formas mais comuns estão a violência física, sexual, psicológica, patrimonial, financeira, além do abandono e da negligência.

Ao longo do mês de junho, a campanha seguirá com uma série de palestras de conscientização em escolas e instituições do município. As próximas ações acontecerão nesta quarta-feira (3), na EE Gabriela Marcondes, EE Dr. Alfredo Pujol e EE Pedro Silva; no dia 8 de junho, nas escolas EE Demétrio Ivahy Badaró e EE Alexandrina Gomes Araújo Rodrigues; e no dia 12 de junho, na EE Dirce Leopoldina Cintra Villas Boas e no Espaço Humano.

A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância do respeito à pessoa idosa, fortalecer a rede de proteção e incentivar a denúncia de situações de violência.

Como denunciar:

A denúncia é um importante instrumento de proteção. Em casos de suspeita ou confirmação de violência contra pessoas idosas, a população pode acionar os seguintes canais:

  • Disque 100 – atendimento gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia.
  • Polícia Militar (190) – para situações de emergência.
  • Delegacia de Defesa da Mulher – Rua Dr. Gustavo de Godoy, 409, Centro. Telefone: (12) 3645-1641.
  • Delegacia de Polícia de Pindamonhangaba – Rua Antônio Pinto Monteiro, 133, Alto do Cardoso. Telefone: (12) 3642-2299.
loader-image
Pindamonhangaba, BR
07:33, am, junho 14, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 158

Tribuninha N° 158

12 de junho de 2026
Edital 10466

Edital 10466

12 de junho de 2026
Edição 10466

Edição 10466

12 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio