Após um estudo realizado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba e com a aprovação da Prefeitura de Pinda, foram assinados na manhã desta quarta-feira, os decretos que reconhecem o jornal Tribuna do Norte (bem imaterial) e a Casa Rosa (bem material), na Nova Gokula, como patrimônios culturais da cidade.
Com este reconhecimento, ambos os itens têm garantido sua preservação e manutenção por toda a sociedade e poderes públicos.
Segundo informações do secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Alcemir Palma, a Tribuna do Norte é um bem cultural de natureza imaterial, levando-se em consideração toda sua história.
“Todo este trabalho de registro e preservação só foi possível graças ao apoio da administração municipal, que valoriza e incentiva todo o trabalho realizado pelo Conselho, com o objetivo de que inúmeros prédios e outros itens de natureza imaterial não se percam com o passar do tempo. Além do apoio da Câmara Municipal também”, ressaltou o secretário.
A assinatura dos decretos – pelo prefeito Dr. Isael Domingues – foram realizados na sede do jornal Tribuna do Norte, reunindo representantes da Nova Gokula e a proprietária da Casa Rosa – Maria Estela Splendore. Além dos funcionários do jornal Tribuna do Norte, colunistas, ex-presidentes, jornalistas e amigos do jornal.
“Foi muito importante que esta assinatura fosse em nossa sede, para que nossos funcionários participassem, uma vez que eles também escrevem a história do jornal. Isto sem falar dos ex-presidentes Aércio Muassab e Francisco Piorino Filho, representando todos os outros presidentes, mostrando que a existência do jornal é absolutamente relevante e significativa para a história de Pindamonhangaba, pois marcou e marca a história dos hábitos da sociedade pindamonhangabense desde o século XIX”, salientou a diretora e jornalista Cintia Martins Camargo.
O presidente da Câmara, vereador Norbertinho, também ressaltou o quanto o ato é importante para a preservação do jornal Tribuna do Norte, enquanto veículo de informação que registrou toda a história de crescimento de Pindamonhangaba.
Para a presidente do Conselho, Ana Maria Guimarães, ambos os tombamentos mostram que o poder público acredita na importância do conselho, desempenhando um papel sério e relevante na preservação da história da cidade.
“Com nosso trabalho, foi possível fazer o tombamento de outros patrimônios, mostrando que Pindamonhangaba é exemplo para outros municípios, no que diz respeito ao trabalho e seriedade”, enfatizou.
O prefeito Dr. Isael Domingues ressaltou o papel de ambos os tombamentos.
“Pelas páginas do jornal Tribuna do Norte passou e passa toda história de crescimento de nossa cidade. Mais do que informar, o jornal registra o cotidiano, as conquistas e tudo que acontece na cidade. É muito importante esse reconhecimento também a todos que lutaram pela manutenção do jornal”, disse. E ainda salientou que a Casa Rosa, agora também um patrimônio cultural, vai guardar a memória daqueles que foram pioneiros na constituição da Fazenda Nova Gokula, maior templo Hare Khishna da América Latina.