Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Instituto IA3 promove ‘Ação Socioambiental Heróis da Carroça Day’

Ações como esta contribuem para a valorização dos catadores

A ação promovida pelo Grupo do Instituto IA3 – ‘Heróis da Carroça Day 1’ aconteceu no dia 18 de outubro e foi voltada para Catadores de Recicláveis do bairro Feital e Vista Alegre, com intuito de fortalecer o trabalho desses catadores. A atividade que acontece dentro do escopo do Programa Mov.Cicla, contou com a palestra “O Lixo é só o Começo” ministrada por Jaqueline Gonzaga, Presidente da Cooperativa Moreira César Recicla, com a temática de separação, armazenamento, reciclagem de materiais, sua importância para a economia circular e o reconhecimento da profissão do catador. Houveram também orientações sobre o aplicativo de reciclagem Cataki, distribuição de kits de segurança e cortes de cabelo gratuitos aos catadores, varal solidário e apresentação musical.

O Instituto IA3 realizará mais 2 eventos do Heróis da Carroça Day, agendados para os dias 25/10 e 07/11, das 9h às 12h, e nos quais terão palestras sobre Empreendedorismo com um representante da Gerdau, e sobre “A importância do trabalho dos catadores”, com a equipe do Projeto de Educação Ambiental Casa Verde, da Prefeitura de Pinda; além de atividades, sorteios e serviços disponibilizados para os catadores presentes e seus familiares.

Estas ações fazem parte das 27 iniciativas socioambientais que estão sendo desenvolvidas no município de Pindamonhangaba entre os meses de setembro e novembro deste ano. São mais de 50 atividades que resultam do Programa Mov.Cicla, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com apoio da Prefeitura Municipal de Pinda, incentivo da Novelis e abraçada pelas Secretarias de Saúde e de Educação da cidade.

Esse tipo de ação é muito importante para contribuir com a valorização dos catadores de materiais recicláveis e garantir melhores condições de trabalho para os mesmos, considerando o importante papel que desempenham no município”, disse a Coordenadora Pedagógica do Programa Mov.Cicla, Carolina Pires. Além disso, Carolina também ressalta que “Segundo o diagnóstico que realizamos este ano, o serviço dos catadores é o 2o mais utilizado pela população de Pinda em relação a gestão de resíduos.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
14:27, pm, julho 22, 2024
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 36 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 54

Tribuninha N° 54

19 de julho de 2024
Edital 10115

Edital 10115

19 de julho de 2024
Edição 10115

Edição 10115

19 de julho de 2024

Categorias

Redes Sociais