
A inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática diária que transforma a sociedade. Com esse propósito, o Jornal Tribuna do Norte criou o projeto “Tribuna Para Todos”, uma iniciativa voltada à promoção da inclusão e acessibilidade social, por meio da escuta, visibilidade e valorização de histórias reais de pessoas com deficiência e de seus familiares.
Mais do que contar histórias, o “Tribuna Para Todos” se compromete com a construção de um espaço plural, onde a diversidade é celebrada e os direitos são defendidos. O projeto busca reforçar a importância de políticas públicas inclusivas, da acessibilidade universal e da equidade de oportunidades, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, acolhedora e representativa.
Um dos testemunhos que inspiram e fortalecem esse movimento é o de Eliane Ramos Pedrozo, mãe de Felipe, um jovem com síndrome de Down (T21), de 19 anos, que já trilha um caminho de autonomia, participação social e protagonismo.
“O Felipe está alfabetizado e há um ano e meio atua como DJ. Ele participa de palestras, festas, shows, oficinas culturais e reuniões. Estar nesses espaços junto com todos é enriquecedor para todos os participantes, pois todos aprendem uns com os outros, promovendo a inclusão de fato”, afirma Eliane.
Coordenadora do grupo T21 Pinda, criado em março de 2023, Eliane lidera uma rede de apoio e acolhimento que reúne familiares, profissionais e pessoas com T21. O grupo, presente no WhatsApp, Facebook e Instagram, tem como missão compartilhar informações, indicar especialistas e terapeutas, garantir acesso a direitos e lutar por políticas públicas inclusivas.
“A inclusão acontece quando as pessoas com deficiência estão em todos os espaços sociais, convivendo e interagindo com todos. A nossa luta é por aceitação, apoio, acolhimento, respeito, segurança, oportunidades e adequações necessárias para que consigam se desenvolver e se sentir pertencentes àquele espaço”, reforça.
Essa visão é compartilhada também pela Diretora de Pessoas com Deficiência, da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, Letícia Aparecida, que destaca o projeto e acredita na força transformadora da escuta e da representatividade.
“Os projetos de inclusão são fundamentais para a construção de uma sociedade mais respeitosa, transformadora e justa. Inclusão não é apenas um valor social importante, mas um caminho essencial para o progresso coletivo e bem-estar de todos”, afirma Letícia.
O “Tribuna Para Todos” surge, portanto, como uma ponte entre a informação e o compromisso social. O jornal não apenas comunica, mas também atua como agente de transformação, ampliando vozes e fortalecendo causas.
Para participar ou sugerir pautas para o projeto, basta entrar em contato com a redação da Tribuna do Norte pelo telefone (12) 98844-2077 ou pelas redes sociais do jornal. Porque uma sociedade mais inclusiva começa com a escuta, o respeito e o compromisso de todos.