Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Idosos desenvolvem peça de teatro para apresentar na cidade

Neste mês de junho em comemoração ao Dia do Idoso, a terceira idade do Lar São Vicente de Paulo realizará uma peça de teatro durante quatro dias em locais diferentes da cidade, abordando sobre a conscientização do direito dos idosos.
O espetáculo tem duração de aproximadamente 30 minutos e se chama ‘Couro de Boi: a esperança renasce na família’, inspirada na canção Couro de Boi’ de Teddy Vieira e Palmeira. São 15 personagens divididos em filhos, avô, esposa, neto, narrador e terapeuta.
A técnica responsável pelo projeto e direção do teatro é a psicóloga Viviane Moreira Tineu de Melo, que a partir das ideias dos próprios idosos adaptou para a peça. De acordo com o presidente do Lar São Vicente de Paulo, Antonio Moraes, é uma forma de chamar a atenção da população contra a violência ao idoso. “Nas escolas onde as peças serão apresentadas serão de público mais jovem, serve como orientação a eles”, destaca.
Para a apresentação, os participantes da entidade desenvolveram ao longo dos ensaios estímulos cognitivos como atenção, concentração, memória, assim como incentivar e trabalhar aspectos sociais e emocionais como aumento de interação social, autonomia, independência, fortalecimento dos vínculos entre os participantes, comprometimento e principalmente o protagonismo social.

15/6 – quarta-feira – Liceu Coração de Jesus (Instituto Salesiano). Às 15 horas direcionado às crianças, adolescentes e funcionários

16/6 – quinta-feira – Etec João Gomes de Araújo. Às 14 horas direcionado aos alunos e funcionários

21/6 – terça-feira – EE Ryoiti Yassuda. Às 9h40 direcionado aos alunos e funcionários

24/6 –sexta-feira – Teatro Galpão. Às 19 horas – direcionado ao público em geral – aberto

Após essas programações, o intuito e levar até outras escolas da cidade. “A violência ao idoso é um fato que está invisível aos olhos da maioria”, afirma o presidente.
Essa é a quarta vez que os residentes do lar fazem uma peça, desde 2014 a psicóloga elaborou o projeto com a colaboração da arte terapeuta da Instituição, iniciando com uma apresentação de musicoterapia com o texto “João e o Sertão”, escrito pela psicóloga.
Devido a aceitação, superação e motivação dos participantes eles apresentaram uma outra peça baseada no texto Restos de Carnaval, de Clarice Lispector. Também a pedido dos idosos realizaram “O casório caipira” e a “Encenação do Nascimento de Jesus Cristo”.
As peças já foram apresentadas no Lar São Vicente de Paulo e em outras entidades e em eventos como Conferência Municipal do Idoso. Os participantes são co-autores, pois contribuem diretamente na construção do enredo das peças, assim como na escolha de figurino e cenário, a cada apresentação demonstram superação, autoconfiança, melhorando a autoestima, sentindo-se valorizados e ativos.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
13:45, pm, junho 27, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 160

Tribuninha N° 160

26 de junho de 2026
Edital 10474

Edital 10474

26 de junho de 2026
Edição 10474

Edição 10474

26 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio