
Colaboração: Gisele Godoi
O Grupo Escoteiro Itapeva, de Pindamonhangaba, participou no último domingo, 6 de abril, da tradicional Romaria Escoteira no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Ao todo, o grupo levou cerca de 80 participantes, entre lobinhos, escoteiros, chefes e familiares.
Em sua 22ª edição, essa grande peregrinação religiosa reuniu aproximadamente mil escoteiros, divididos em 57 grupos de várias partes do Brasil, como forma de manifestação de fé, agradecimentos e devoção à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
A Missa Escoteira, celebrada às 8h da manhã, marcou o início das atividades, com transmissão nacional pela TV Cultura e TV Aparecida. Após a cerimônia, os escoteiros se concentraram em frente à Tribuna Papa Bento XVI, no Pátio da Basílica, onde participaram de atividades e brincadeiras especiais.
Como atividade quebra-gelo, foi realizado o tradicional Jogo do Caracol, promovendo a interação entre os participantes. Na sequência, foram anunciadas todas as Unidades Escoteiras presentes, de forma dinâmica: representantes de cada grupo jogavam seus Lenços Escoteiros no palco da Tribuna, enquanto o nome do grupo era anunciado. A Romaria mais distante veio do Rio Grande do Sul.
O ponto alto do evento foi a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida: o grupo guardião eleito em 2024 transferiu a imagem à próxima unidade responsável, sorteada entre os participantes. O grupo escolhido foi de São José dos Campos, que ficará com a imagem até o próximo ano, quando um novo guardião será escolhido.
A União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que completou 100 anos em novembro de 2024, é a única organização nacional reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro desde sua fundação.
Sua missão é contribuir para a educação de crianças, adolescentes e jovens, por meio de valores como honra, lealdade, solidariedade e respeito. A proposta educativa escoteira visa gerar impacto positivo na vida dos jovens, preparando-os para atuar com responsabilidade e compromisso em suas comunidades.