
A Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba realizou Oficina Técnica Formativa para os alunos e articuladores dos grêmios estudantis das 42 escolas pertencentes à regional. Os cinco municípios que compõem a diretoria foram representados durante a formação, que contou com uma pauta extensa abordando temáticas como: eleição e posse das novas chapas eleitas nas escolas, finalidades dos grêmios estudantis nas escolas e discussões ligadas a melhorias que serão posteriormente encaminhadas para a equipe técnica central da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
A formação teve como objetivo principal esclarecer sobre o papel do grêmio nas escolas, bem como a importância de ações planejadas e baseadas no novo estatuto gremista que já está em vigor. Novidades como o mandato de dois anos e a criação de comissões específicas para auxiliar a equipe foram destacadas durante a formação.
O grêmio estudantil é a oportunidade do estudante ter voz ativa na administração da escola, apresentando ideias, sugestões e críticas. Ele contribui para a formação e enriquecimento educacional, representando os primeiros passos na vida social, cultural e política do estudante.
O Grêmio deve ser legalmente reconhecido pela instituição de ensino, seguindo as normas e regulamentações estabelecidas pela legislação. Isso envolve a aprovação de um estatuto em assembleia geral e a eleição das instâncias representativas do Grêmio. A SEDUC elabora o Estatuto Padrão dos Grêmios Estudantis Paulista e os que o seguem recebem formação e verba por meio do PDDE Grêmio.