A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, foi um evento grandioso que envolveu ações meticulosas de planejamento, organização, inovação e execução. Além do grande espetáculo, a cerimônia nos apresentou inúmeros casos explícitos de gestão e inovação – um evento a céu aberto, capaz de mostrar todos os maiores pontos turísticos e históricos de Paris, ao mesmo tempo em que atletas do mundo todo desfilavam em barcos no Rio Sena, e enquanto vários locais da cidade acolhiam espectadores, artistas, políticos e um público diverso. O que seria desse evento se não tivessem pessoas especializadas em planejamento, coordenação e execução de projetos?
Um curso de Gestão/Administração com ênfase em inovação tem fundamentos essenciais para dar conta da realização de um evento como esse. Neste texto, vamos destacar alguns deles.
Planejamento Estratégico: A abertura dos Jogos Olímpicos é o resultado de anos de planejamento detalhado, que envolve análise de cenários, definição de objetivos e alocação de recursos. Nos cursos de Gestão, o planejamento estratégico é um componente crucial, que ensina a importância de traçar um plano de longo prazo, antecipar desafios e desenvolver estratégias eficazes para superá-los.
Gestão de Projetos: Disciplinas específicas nessa área ensinam técnicas de planejamento, execução, monitoramento e encerramento de projetos simples ou complexos, além do gerenciamento de prazos, custos, qualidade e do trabalho em equipe. Neste tipo de cerimônia, profissionais com conhecimentos específicos em gestão são essenciais para garantir o sucesso do evento.
Gestão de Crises: Imprevistos podem ocorrer em eventos de grande escala, como falhas técnicas ou mudanças climáticas, como realmente ocorreu este ano, em Paris. Nos cursos de Gestão, estudantes aprendem sobre a importância do planejamento de contingências, a resposta rápida a problemas e a comunicação eficiente em casos mais complexos, inclusive em relação à segurança.
Marketing e Experiência do Público: A cerimônia de abertura é projetada para criar uma experiência incrível para os espectadores e fortalecer a marca dos Jogos Olímpicos. Na Administração, o marketing é um tema importante, abordando estratégias para compreender e atender as necessidades do público-alvo, criar experiências positivas, construir e fortalecer a imagem de uma marca. As Havaianas, por exemplo, estiveram presentes nos pés dos atletas brasileiros e na narração dos locutores.
Gestão de Stakeholders: Esta festividade envolve múltiplos stakeholders, incluindo patrocinadores, organizações esportivas, governos e o próprio público. A gestão eficaz dos interesses e expectativas desses stakeholders é muito importante. Este é um conceito central em cursos de Gestão, nos quais se estuda como identificar, analisar e gerenciar as expectativas e necessidades de diferentes públicos.
Além desses temas, podemos também destacar a questão da Cultura Organizacional e Diversidade. Os Jogos Olímpicos são a maior festividade a reunir culturas e identidades de diferentes nações. Um dos principais assuntos discutidos nas empresas e nos cursos de Gestão, atualmente, é a valorização da diversidade e o fortalecimento de uma identidade corporativa inclusiva.
E o que dizer sobre inovação? Em Paris o destaque foi a realização do evento a céu aberto. Consequentemente, todos os recursos alocados (humanos, financeiros e tecnológicos) para a sua execução necessitaram de inovação – câmeras, transporte dos atletas e artistas, segurança do evento, dos políticos e do público presente, sem contar o show de luzes e o imenso balão que suspende a pira olímpica. É muita tecnologia envolvida.
A inovação é um tema central na faculdade, onde se discute a importância de fomentar um ambiente que incentive novas ideias, a adoção de tecnologias emergentes e a busca por soluções criativas para problemas complexos. Empresas que inovam crescem mais, mantêm-se alinhadas às novas tecnologias e tendências, reduzem custos, aumentam a produtividade, otimizam processos, melhoram a relação com clientes e muito mais.
Esses e outros fundamentos estão presentes no Curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Pindamonhangaba. Os Jogos Olímpicos representam apenas um exemplo de como as práticas apreendidas nos cursos de Gestão podem ser aplicadas no mundo dos negócios. Todas as imagens que nos surpreenderam ao longo de 4 horas de realização foram a concretização de um grande e longo trabalho de uma equipe gestora de excelência. Aprender a executar essas práticas e esses fundamentos pode transformar as nossas vidas e levar as organizações a novos patamares rumo ao sucesso.