Colaboração Rafaela Fernandes
Já pensou qual é a ave mais conhecida entre nós? A resposta são os galos e as galinhas. Eles são um dos animais mais domesticados no mundo, e podem ser criados em sítios, fazendas e até mesmo em quintais de casas, em um poleiro ou galinheiro. Mas afinal, o que a galinha faz, além de botar ovo?
Pode não parecer, mas esses plumosos possuem uma excelente memória espacial, conseguem se lembrar de locais específicos onde encontraram comida, ou áreas em que passaram por algum perigo, e assim ficam espertas para evitar esses pontos quando forem em busca de comida. Elas também conseguem distinguir rostos, mostrando que têm boa observação e memória.
Os galos e galinhas vivem em bando e têm toda uma hierarquia. As galinhas são excelentes em ciscar o chão em busca de sementes, minhocas e insetos, sendo responsáveis por pôr ovos, claro. Elas incubam os ovos em ninhos quentes e aconchegantes para que possam chocá-los e os pintinhos nascerem. Os galos já ficam com a missão de cuidar do território e chamar o bando quando encontram comida.
Essas aves são animais inteligentes e adaptáveis, possuem senso coletivo e também são capazes de sentir empatia, e podem viver de 5 a 10 anos ou mais. Ter galinhas como animal de estimação tem sido algo comum, já que elas são carinhosas e se apegam aos tutores.