Todos sabem que Pindamonhangaba é exportadora de grandes jogadores de futebol para o Brasil e para o exterior. Alguns exemplos: Zito (Santos e Seleção Brasileira, no passado), Luiz Gustavo (São Paulo), e Vitor Hugo Perusses (KF Dukagjini, Kosovo), os dois últimos na atualidade, vários deles revelados pelo técnico Guina, da Ferroviária.
E o caso mais recente e de maior destaque na mídia esportiva mundial é o do jovem Gabriel Moscardo, 18 anos, que começou na base da Ferroviária com o técnico Guina, no início da década de 2010. Quando tinha 12 anos, foi para São José, depois para o Corinthians em 2017, onde conquistou o título de Campeão Paulista Sub-21 e disputou outras competições de base. Em 2023, foi lançado no time principal durante o Brasileirão, com grandes atuações. E claro, chamou a atenção do clube francês PSG (Paris Saint Germain), que esta semana assinou contrato com o garoto, que continuará emprestado ao Corinthians até junho deste ano.
“Estou muito feliz por ingressar no Paris Saint-Germain. Este é um dos melhores dias da minha vida! É um projeto com alguns jovens jogadores talentosos. Estou ansioso para me juntar ao elenco e conhecer a equipe e a comissão técnica, e espero ganhar muitos troféus com os Rouge et Bleu e deixar a torcida feliz”, disse.
No final de 2023, o jovem craque foi recebido no campo de futebol Society da Ferroviária, onde manifestou gratidão à diretoria de sua época, à atual Gestão Novo Tempo, ao técnico Guina e a todos que tiveram participação para chegar ao sucesso. Ele veio à Ferroviária a convite de Rodrigo Monteiro, presidente da empresa Bola Mágica, que tem como vice-presidente Nenê Derrico.
O presidente Julio Piorino, em nome de toda a família Ferroviária, agradeceu a visita de Gabriel, seu irmão Miguel (de 13 anos, também jogando no Corinthians), e aos pais Joel e Érika pela demonstração de gratidão com o clube e técnico que lhe ensinaram os primeiros passos.
E certamente, toda Pindamonhangaba torce para o sucesso de Gabriel Moscardo no clube francês, que se concretize como um grande craque futuramente, e quem sabe um destaque na Seleção Brasileira, bastante carente de novos valores que lhe restituem o respeito do mundo todo.
Mas a principal lição que Gabriel Moscardo ensinou com sua visita à Ferroviária e seu ex-técnico Guina: Gratidão é a maior de todas as qualidades, deve ser demonstrada sempre, não importa o tamanho do sucesso que se consiga, e não deve ser esquecida jamais!