
O Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, em parceria com a Biblioteca Rômulo Campos D’Arace, pelo programa Reinvente, promove o Projeto Papelão Madeira – Arte sustentável feita de caixa de papelão.
A iniciativa busca ensinar técnicas para a confecção de peças decorativas, funcionais, acessórios e outros itens criativos a partir de papelão reciclado, promovendo consciência ambiental e possibilidades de geração de renda.
Além das aulas práticas, o curso conta com uma visita técnica, onde os participantes exploram diferentes possibilidades de acabamento para suas criações, e uma aula sensorial, voltada para estimular a criatividade e ampliar a percepção artística. A oficina é destinada a adultos e amantes da arte em geral.
As aulas acontecem às segundas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (8h às 11h30), tarde (13h às 16h30) e noite (17h às 20h), na Biblioteca Municipal Rômulo Campos D’Arace, localizada na Rua Campos Salles, nº 535, Centro. As inscrições são gratuitas, presenciais e devem ser feitas diretamente no local, no dia e horário da oficina.
O projeto tem como idealizador o professor Fabiano Bustamante, que conduz as aulas com o propósito de incentivar a criatividade, o reaproveitamento de materiais e a valorização do papelão como um recurso artístico e sustentável.
“Através da arte sustentável, transformamos o que seria descartado em expressão, criatividade e novas oportunidades”, destacou o professor.