Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, aconteceu a Sessão Solene que marcou o início oficial da Campanha da Fraternidade 2024. Presidida pelo Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, José Carlos Gomes – Cal, a mesa diretora foi composta pela vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha, pelo Vice-Prefeito da cidade, Ricardo Piorino, pelo orador oficial, o Vigário Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Assunção e assessor da Campanha da Fraternidade da Diocese de Taubaté, Padre Marciano Inácio Batista, e pelo Vigário Paroquial da Igreja Nossa de Fátima, Padre Marcos Crescêncio. Além dos vereadores Cal e Regininha, participaram da sessão os vereadores Herivelto Vela e Carlos Moura – Magrão. Também estavam presentes a Coordenadora Diocesana, Maria Aparecida Benedito de Oliveira Santos, e o Vigário Forâneo da Paróquia São Vicente de Paulo, Padre Gabriel Henrique de Castro.
O ano de 2024 é uma data importante para a Campanha da Fraternidade, visto que marca 60 anos de mobilização da campanha por todo Brasil. O texto base é o principal material e propõe o despertar de acordo com o lema e tema, a beleza da fraternidade humana aberta a todos para além de nossos gostos, afetos e preferências, um caminho de penitência e conversão. Foram apresentadas algumas novidades da campanha: Roteiro de meditações da via-sacra, terço da amizade social, subsídios com roteiros para adoração eucarística, celebração penitencial e celebração ecumênica.
O Orador Oficial, Padre Marciano Batista, apresentou as diretrizes da Campanha da Fraternidade para autoridades e todos os presentes na Sessão. “Iluminados pelo texto de Matheus, vós sois todos irmãos e irmãs, é de grande valia que nesta casa, onde cuidam da nossa cidade, possamos refletir sobre a importância de sermos pessoas fraternas”, afirmou. Padre Marciano falou sobre os temas tratados pela Campanha nesses 60 anos. “São 60 anos de história de evangelização e mesmo assim muitos criticam sem nem mesmo conhecê-la. É isso que a campanha que trazer para esse ano, pessoas mais abertas, pessoas que busquem o diálogo que, olhem para o próximo como um irmão”, enfatizou o sacerdote. Padre Marciano frisou que “60 anos que nossa igreja fala acerca de alguns temas que refletem a sociedade, como a fome, as questões ambientais, a falta de diálogo, a descriminalização, 60 temas que falaram sobre nossa sociedade”. O Vigário Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Assunção concluiu sua apresentação reforçando a importância da fraternidade e amizade social. “Estamos dispostos a promover uma discussão sobre o bem comum ou é mais fácil implementar algo por uma assinatura. Que possamos de fato ouvir, promover a democracia, a paz, e participando de organismos de direitos humanos. Apoiar instituições que denunciam o crime o ódio, a intolerância. Que possamos de fato olharmos e refletimos acerca da amizade social”, concluiu o Padre Marciano.
Após a apresentação do orador oficial e a homenagem prestada pela Câmara com a entrega de um Diploma de “Honra ao Mérito” ao Padre Marciano, o casal Paula (voz) e Antônio (violão) apresentaram o Hino oficial da Campanha da Fraternidade.
Convidados a participar e falar durante a sessão, autoridades e sacerdotes de Pindamonhangaba discorreram um pouco sobre o tema. Primeiramente, o Padre Gabriel externou sobre a importância da paz. “A nossa sociedade está fragmentada, acompanhando pelas redes sociais podemos notar isso, e o remédio é a amizade social. Fraternidade e amizade social nos levam a paz, e é a paz que nós precisamos”, observou o Padre Gabriel. Em seguida, o Vice-Prefeito, Ricardo Piorino, fez seu pronunciamento e disse que “o tema e o lema são profundos e é uma reflexão que cabe a todos nós,e mais do que isso, colocarem em prática. Nós como representantes não devemos apenas passar a mensagem, mas sim praticar”. O Padre Marcos Crescêncio discorreu sobre as diferenças e respeito. “Nesse ano de eleição nós possamos respeitar as diferenças, como Deus é diferente, o pai é diferente do filho do espírito santo, cada um é um. Que a gente possa sempre respeitar essas diferenças seja do legislativo respeitando o executivo mas sem deixar de criticar pois é a função legislativa fiscalizar”, finalizou o Padre Marcos.
Finalizando a sessão solene, o Presidente da Mesa Diretora, vereador José Carlos Gomes – Cal agradeceu a todos os presentes e disse que “a Câmara de Pindamonhangaba sentiu-se honrada em receber a todos para este importante momento da nossa Igreja e da cidade”.