É comum escutarmos nas aulas de Matemática comentários de alunos como: “matemática é muito difícil”, “eu não tenho capacidade de resolver essas contas”, fazendo com que o ensino passe despercebido e a aprendizagem não aconteça.
Para que seja realmente interessante, o ensino de Matemática deve ser transmitido aos alunos de forma prazerosa. O raciocínio lógico é um processo que se inicia na base da Matemática, ou seja, é por meio das quatro operações que os alunos começam a perceber a importância de raciocinar de acordo com as situações que vivem na prática. O ensino das quatro operações é o eixo norteador da disciplina de Matemática na primeira fase do ensino fundamental, e para que as crianças aprendam de forma prazerosa, optei por trabalhar com o processo ‘flash nos fatos’. Tal processo consiste em uma competição saudável que ocorre uma vez por semana, no qual, em duplas ou grupo de 4 alunos, deve-se resolver corretamente operações matemáticas no menor tempo possível.
De acordo com os PCNs (1998), o trabalho a ser realizado com as operações deve se concentrar na compreensão de cada uma delas. Para que haja tal compreensão, antes do início do processo ‘flash nos fatos’, as operações são trabalhadas com várias experiências concretas, para que o seu significado possa ser interiorizado e, então, transferido para a aprendizagem do algoritmo, que vem a ser o mecanismo do cálculo onde entra o processo em questão.
Ao lançar uma competição com o fim de desenvolver a agilidade nos cálculos, levei em conta a motivação, pois ao competir o ser humano busca constante aperfeiçoamento, disciplina e concentração, valores estes indispensáveis para os dias em que vivemos.
Quem compete também está criando em si um senso de cidadania. Afinal, sempre nos é ensinado, ou ao menos deveria, que adversários não são inimigos.
Professora Simone Rodrigues