
O Festival de Inverno de Pindamonhangaba continua movimentando as regiões do Piracuama e Ribeirão Grande com experiências gastronômicas que valorizam os sabores da culinária local e o turismo rural. Neste final de semana, mais quatro estabelecimentos participam da programação, oferecendo pratos especiais para moradores e visitantes.
No sábado (27), a programação começa na Choperia Pinguim, a partir das 17h, com o evento “Pinguim Chop e Porções”, tendo como destaque os tradicionais petiscos e porções. Também no sábado, a Queijaria Bolderin recebe o público das 10h às 16h com o evento “Borba & Queijos”, oferecendo como prato principal a saborosa borbinha à moda Bolderin.
Já no domingo (28), o Pesqueiro Arca de Noé promove o Festival Gastronômico a partir das 8h, tendo como prato principal a tradicional feijoada junina. Encerrando a programação do final de semana, o Rancho Mário Gomes abre as portas a partir das 11h com o Festival Gastronômico de Inverno, servindo como destaque a rabada, pernil e torresmo.
O último final de semana também foi marcado por grande participação do público. O Pesqueiro Vila Rica recebeu visitantes com a tradicional rabada à moda Vila Rica com mandioquinha, enquanto o Rancho Alfa promoveu seu Café da Manhã Junino, com destaque para o bolo de paçoca. Já o Armazém Graminha atraiu moradores e turistas com diversas opções de parmegiana, em versões de peixe, carne, frango e berinjela.
Promovido pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o Festival de Inverno vem fortalecendo o turismo rural, incentivando os empreendedores locais e valorizando a rica gastronomia das regiões do Piracuama e Ribeirão Grande.
“O Festival tem proporcionado experiências únicas aos visitantes, que encontram boa gastronomia, belas paisagens e o acolhimento característico da nossa zona rural. É uma iniciativa que fortalece o turismo e gera oportunidades para os empreendedores locais”, destacou o diretor de Turismo, Fabio Vieira.
A secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, ressaltou a importância do evento para o município. “O Festival de Inverno já se consolidou como uma importante ação de valorização da cultura, da gastronomia e do turismo rural. A cada final de semana, vemos mais pessoas conhecendo e prestigiando os atrativos de Piracuama e Ribeirão Grande”, afirmou.
A programação segue até o final de julho e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura (https://pindamonhangaba.sp.gov.br/festival-gastronomico-de-inverno) e pelas redes sociais oficiais do município.








