Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Feste 2025 abre em grande estilo e confirma sucesso já no primeiro fim de semana

O 47º Feste – Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba começou com casa cheia e já confirma o sucesso da edição 2025. No primeiro fim de semana, de sexta a domingo (7, 8 e 9), o festival reuniu público de diversas regiões do país, que lotou os espaços culturais da cidade e avaliou muito bem os espetáculos apresentados, reforçando o papel do evento como um dos principais encontros de teatro da região.

Na sexta-feira (7), o espetáculo “Animo Festas” abriu a programação no Teatro Galpão em clima de muita diversão e reflexão. A plateia acompanhou a trajetória do palhaço que vive os bastidores das festas infantis, rindo das situações do dia a dia, mas também se identificando com os conflitos entre arte, trabalho e sobrevivência. O artista chamou pessoas ao palco, criando uma cena improvisada, aproximando ainda mais o público da narrativa, que terminou sob muitos aplausos.

No sábado (8), o espetáculo de rua “Floresta Invertida”, do grupo Aflorar Cultura, precisou ser transferido para o Mercado Municipal por conta das condições climáticas, mas isso não diminuiu a força da apresentação. O espaço ficou tomado por moradores e visitantes, que participaram ativamente, cantando, dançando e caminhando junto com as atrizes. As intérpretes interagiram diretamente com o público, guiando todos por uma experiência que emocionou pessoas ao longo do percurso.

Ainda no sábado (8), à noite, o Teatro Galpão recebeu o drama “Eu, Minha Mãe e o Alzheimer”, que tocou o público ao abordar os desafios de uma família que convive com a doença. Entre cenas delicadas e momentos de tensão, o espetáculo mostrou a relação entre mãe e filha, memórias que se apagam e o peso das responsabilidades de cuidado. O silêncio atento durante as cenas mais fortes e os comentários ao final da apresentação mostraram o impacto da montagem sobre o público, que destacou a sensibilidade do tema e a atuação do elenco.

No domingo (9), a comédia contemporânea “E se Fôssemos Baleias?” encerrou o primeiro fim de semana com duas sessões no Teatro Galpão, ambas bastante prestigiadas. O espetáculo, que acompanha a rotina exausta de uma trabalhadora de centro de distribuição após um sonho em que se transforma em baleia, provocou risos e reflexões sobre as condições de trabalho e o cuidado com o próprio corpo.

“As apresentações geraram muitos comentários positivos do público, que elogiaram os textos, a energia dos elencos e a capacidade das peças de tratar de temas atuais com humor, leveza e criticidade”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna.

O Feste 2025 segue com programação até o dia 16 de novembro, com espetáculos adultos, infantis, apresentações de rua e oficinas formativas em diversos pontos de Pindamonhangaba, sempre com entrada gratuita e retirada de ingressos na bilheteria dos locais com uma hora de antecedência. A programação completa está no site oficial www.pindamonhangaba.sp.gov.br/feste.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
12:09, pm, junho 26, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 160

Tribuninha N° 160

26 de junho de 2026
Edital 10474

Edital 10474

26 de junho de 2026
Edição 10474

Edição 10474

26 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio