
No último dia 15 de março, os estudantes do Programa Educação para o Trabalho – trampolim, do Senac Pindamonhangaba, realizaram a Feira de Profissões como parte do Projeto Integrador, celebrando o encerramento do curso.
Em grupos, os participantes apresentaram a rotina de trabalho em empresas de moda e design, confeitaria, pizzaria, escola de dança e inglês, além de clínica veterinária.
O programa, voltado exclusivamente para pessoas com deficiência intelectual, desempenha um papel fundamental na inclusão dos participantes no mercado de trabalho. Além de ampliar a capacidade de administrar a própria vida e os relacionamentos, o curso promove a convivência, geração de renda e inserção profissional dos estudantes.
Durante a Feira de Profissões, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar várias áreas de atuação oferecidas pelo Senac Pindamonhangaba. Participaram de aulas e atividades nos laboratórios de Farmácia, nos cursos de Gastronomia, Publicidade e Gestão e Negócios, além de realizarem visitas técnicas em padarias e supermercados da região.
“A intenção era que eles pudessem ter uma pequena vivência em diferentes contextos profissionais para definirem qual profissão iriam apresentar no Projeto Integrador. A partir dessa definição, os integrantes do programa estudaram as profissões escolhidas, realizaram os ensaios e se prepararam para se apresentar para a comunidade escolar. O apoio dos responsáveis e o incentivo das docentes foram fundamentais para o sucesso do Projeto Integrador”, contou a coordenadora do programa, Luana Bertholino.
Próxima turma do Programa Trampolim
As inscrições para a próxima turma do Programa Educação para o Trabalho – trampolim começam no dia 17 de abril, às 12 horas. As matrículas serão feitas presencialmente no Senac Pindamonhangaba, por ordem de chegada. As vagas são limitadas.
Para participar do curso é necessário:
Ser pessoa com deficiência intelectual (alfabetizada ou não)
Ter no mínimo 16 anos
Possuir autonomia para as necessidades básicas de higiene e para frequentar as aulas
Importante: quem participa do programa não perde o direito aos benefícios sociais.