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A instalação de uma instituição de ensino superior em uma cidade gera impactos em sua dinâmica socioeconômica, o que pode ser articulado e compreendido como uma estratégia de desenvolvimento municipal e regional. O modelo de educação superior do Centro Paula Souza, que possui 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) distribuídas no estado de São Paulo, ao assumir a missão institucional de “promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo”, desempenha papel fundamental no desenvolvimento das localidades e regiões de atuação.
A desconcentração territorial das Fatecs contribui para a superação de assimetrias regionais no acesso à educação superior, bem como para articular a formação de capital intelectual aderente às atividades econômicas consolidadas, bem como as emergentes dos municípios e regiões.
A Fatec Pindamonhangaba, iniciou suas atividades em 2006, em um contexto no qual o município possuía uma população estimada de 143.737 habitantes, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no censo de 2010. A composição do Produto Interno Bruto (PIB), em 2006, era de 48,6% das atividades industriais e 40,6% de serviços, conforme Fundação SEADE. A Fatec Pindamonhangaba iniciou suas atividades com um curso, com oferta de 40 vagas por turma.
O cenário atual de Pindamonhangaba conta com 165.428 habitantes, conforme censo de 2022, e uma composição do PIB com 55,4% referente às atividades industriais e 37,4% referentes a serviços. Segundo o painel da educação superior da Fundação Seade, a Fatec Pindamonhangaba em 2022 possuía 814 alunos, matriculados em cinco cursos presenciais, dos quais quatro direcionados à formação de profissionais com perfil aderente ao setor industrial e outro com perfil focado em gestão.
Em 18 anos de atuação no município, a Fatec Pindamonhangaba é um dos atores institucionais que contribuíram para a formação de capital intelectual para fortalecer a atividade industrial. Além de cumprir esse papel, em consonância com as possibilidades de diversificação econômica e potencialidades do município, ampliou o escopo de cursos para formar também profissionais com habilidades e competências voltadas para o empreendedorismo e inovação.
Ao analisar a trajetória da Fatec Pindamonhangaba, entende-se que a instituição participa ativamente da dinâmica do município e região, de forma articulada com os processos sociais e econômicos, acompanhando os movimentos e tendências e fortalecendo as potencialidades locais e regionais. Além disso, destaca-se como a única instituição pública com cursos presenciais instalada no município, assumindo também um papel de democratização do acesso ao ensino superior.