
Duas exposições em cartaz no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, evidenciam a força da arte como ferramenta de expressão, educação e transformação. Ambas contam com a curadoria do artista plástico e professor Josué Amadeu.
A mostra “Técnicas em Pintura I – A Pintura Acrílica e o Legado de Aldemir Martins” apresenta os trabalhos dos alunos da Unifasc, desenvolvidos a partir da técnica da pintura acrílica. Inspirados na obra do artista brasileiro Aldemir Martins, os estudantes exploraram cores, texturas e composições com criatividade e olhar contemporâneo.
Esta mostra reúne trabalhos que exploram a pintura acrílica, uma técnica versátil e contemporânea, tendo como referência as obras do artista, cuja trajetória é marcada pela riqueza de cores, formas e temas que celebram a cultura e a identidade brasileira.
Já a exposição “O Percurso Criativo do Desenho”, em sua 5ª edição, reúne produções das Oficinas Culturais realizadas na Biblioteca Municipal, no Museu Histórico e no CAPS AD. Utilizando materiais como grafite, nanquim, guache e aquarela, os participantes expressam vivências e percepções por meio do desenho, compreendido aqui como linguagem acessível e inclusiva.
A exposição celebra a importância da arte como um meio de transformação pessoal e social. Através do desenho, os alunos puderam experimentar, errar, acertar e, acima de tudo, descobrir novas formas de se conectar consigo mesmos e com os outros.
“O desenho e a pintura são linguagens fundamentais da Arte. Além de representarem formas de expressão de sentimentos e ideias, são habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas com prática e dedicação”, comenta o professor.
As exposições são abertas ao público de terça a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico. A entrada é gratuita.