
O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina recebe até o dia 15 de dezembro a exposição “Um olhar de Pindamonhangaba pela arte do mosaico”, que reúne obras de artistas locais em uma celebração visual dos espaços e símbolos mais emblemáticos da cidade. A mostra tem coordenação da artista plástica e artesã Jane Jordão Hamacher.
A técnica do mosaico, uma arte milenar construída a partir de pequenas peças — as tesselas — confeccionadas em materiais como azulejos, pastilhas, pedras e vidro, ganha destaque na exposição. Com tradição desde as primeiras civilizações, o mosaico evoluiu do uso de pedras e conchas para mármores, vidros coloridos e cerâmicas, chegando aos dias atuais com novas possibilidades estéticas, mais liberdade de expressão e o uso de materiais variados que valorizam textura e volume.
As artistas participantes, todas moradoras de Pindamonhangaba, buscaram retratar e valorizar pontos reconhecidos da cidade. Entre os temas representados estão a fachada da Igreja de São José, o Portal do Bosque da Princesa, a Igreja da Cruz Grande, o Anzol do Portal da cidade e a estátua do atleta João do Pulo. Alguns trabalhos também se afastam do registro de monumentos, trazendo elementos da natureza local, como o tucano, característico da zona rural, e até um mosaico baseado na planta baixa do centro da cidade.
Participam da mostra as artistas: Angela Pyles, Alba Lívia, Cristina Prolungati, Edna Bugni, Elizabete Bassi, Lucia Santos (in memoriam) e Regina Gomes.
A visitação promete encantar o público pela combinação entre arte e identidade local. A exposição proporciona um novo olhar sobre Pindamonhangaba e reforça o sentimento de pertencimento e valorização dos espaços públicos. O público pode conferir os trabalhos no piso inferior do Museu Histórico, até o dia 15 de dezembro.








