
Com a abertura da Expopinda 2024 na última quinta-feira, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba espera receber um público de 10 mil pessoas ligadas ao setor agropecuário de todo o Vale do Paraíba. Para a edição deste ano, o Sindicato Rural comemora um crescimento significativo na participação de empresas patrocinadoras.
“A expectativa é dobrar o faturamento em relação ao ano passado, quando foram comercializados mais de R$ 1 milhão em máquinas agrícolas”, explica Thiago Ribeiro, Diretor do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, SEBRAE, SENAR e tem entrada gratuita, com estacionamento solidário. Como no ano passado, o evento será voltado para a divulgação de conhecimento por meio de palestras técnicas e movimentação de negócios, este ano com temas voltados à sustentabilidade no agro.
Ainda segundo informações da diretoria do Sindicato Rural, foi aprovado o projeto para a construção, na Fazenda Princesa do Norte, da unidade de beneficiamento de leite e derivados, com capacidade para 500 litros de leite de vaca e 100 litros de leite de cabra por dia, totalizando 600 litros/dia. A unidade de beneficiamento está preparada para produzir cerca de 20 produtos, tais como queijo minas frescal, queijo minas padrão, queijo meia cura, queijo tipo provolone, requeijão, entre outros.
O local será utilizado para cursos realizados em parceria com o sistema Faesp/Senar, funcionando como incubadora para o produtor rural, que produzirá o seu próprio produto e poderá comercializá-lo de maneira legal, até que alcance estabilidade econômica e possa construir suas próprias instalações. Durante a Expopinda, os visitantes poderão conferir o projeto da unidade no estande do Sindicato Rural.
De acordo com Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural, o trabalho foi intenso para a realização da edição 2024. “Como em outros anos, estamos trabalhando muito para melhorar nossa infraestrutura e buscando parceiros para oferecer um evento de excelência para um público que virá em busca de conhecimento e bons negócios”, comenta.
A Expopinda acontece na Fazenda Princesa do Norte até domingo, 4 de agosto.