Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Ex-combatentes da FEB recebem homenagem em Pindamonhangaba

Em junho de 2005, Pindamonhangaba prestou uma homenagem especial aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participaram da Segunda Guerra Mundial e residiam no município. A cerimônia reuniu representantes das unidades do Exército e autoridades locais em um ato de reconhecimento aos chamados “pracinhas”, responsáveis por representar o Brasil nos campos de batalha da Europa durante o conflito.

A solenidade marcou também os 60 anos da tomada de Monte Castelo, uma das mais importantes vitórias das tropas brasileiras na Itália, em 1945. A conquista foi considerada um momento decisivo da participação do Brasil na guerra e simbolizou a coragem e a determinação dos soldados brasileiros diante dos desafios enfrentados no front.

Durante o evento, as três unidades militares presentes realizaram um desfile em reverência aos ex-combatentes, reforçando a importância de preservar a memória daqueles que contribuíram para a história do país. Entre os homenageados estava o tenente-coronel Túlio Campello, que representou os veteranos da FEB durante a cerimônia e teve sua trajetória lembrada como exemplo de dedicação e patriotismo.

Ao relembrar os feitos dos ex-pracinhas, o evento ajudou a manter viva a memória de uma geração que participou de um dos capítulos mais marcantes da história mundial.

Passadas mais de duas décadas, a homenagem segue como um importante registro do reconhecimento prestado por Pindamonhangaba aos veteranos da FEB, preservando a lembrança daqueles que serviram o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, um momento difícil e contribuíram para a construção da história nacional.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
01:43, am, junho 23, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio