Nesta sexta-feira (8), às 19 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina acontece o lançamento e noite de autógrafos do segundo livro da série “Nossa Terra, Nossa Gente”. Um ano após o lançamento do primeiro, composto de crônicas abordando “Pindamonhangaba e suas Histórias”, no qual eterniza interessantes personagens da cidade, a escritora Juraci traz a continuação de seus bons escritos, expondo em seu estilo poético de bem prosear, crônicas nas quais o protagonismo está na essência do tema: “Pindamonhangaba, Tempo & Memória”.
Segundo a autora, “Nesta obra, estão reunidos 90 artigos publicados originalmente no jornal Tribuna do Norte (2015 – 2024): são 30 artigos sobre o patrimônio histórico de Pindamonhangaba e 60 histórias de vida – patrimônio material da Princesa do Norte”. O novo livro de Juraci traz na epígrafe, uma citação da memorável Eloína Salgado Ribeiro – “A vida nos balcões da pequena Pindamonhangaba”. Citação esta que tem lhe sido o mote e a inspiração para as pesquisas, as entrevistas e as publicações dessa historiografia pindamonhangabense que ela realiza desde 2015 para o jornal Tribuna do Norte: “A história da nossa ‘Princesa do Norte’ é muito rica em acontecimentos e personagens. Mas é pobre em livros a respeito deles.”
Para Juraci, não há como discordar com a, igualmente, professora, poetisa e escritora pindamonhangabense, e explica: “Desde que iniciei essa “ourivesaria literária” em torno de Nossa Terra e de Nossa Gente, encontrei a que eu vim: enriquecer a Princesa do Norte com a riqueza que é dela; o registro do seu patrimônio histórico, arquitetônico, ambiental e humano!”
Natural de São José do Barreiro-SP, Juraci de Faria Condé vive em Pindamonhangaba há 15 anos. Em maio deste ano foi contemplada, mui justamente, com o título de “Cidadã Pindamonhangabense”, graças aos relevantes serviços prestados ao município (áreas de educação, cultura, jornalismo e social).
Considerações sobre a obra
“É com felicidade que Juraci nos apresenta o livro “Nossa Terra, Nossa Gente – Pindamonhangaba: Tempo & Memória”! Boa parte dos artigos apresentados no livro, venho apreciando pelo jornal Tribuna do Norte! Os textos me cativam e me convidam a adentrar um pouco mais na formação cultural do município, especialmente pela contribuição oral dos personagens e que a autora traduz de forma impecável. Viva a Juraci! Viva as memórias de Pindamonhangaba!”
Alcemir Palma – Secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba
“Esta obra é muito importante para manter viva a história e a cultura de Pindamonhangaba, registrando aspectos e fatos tão significativos e tão ricos de detalhes, do cotidiano de tantas pessoas e lugares. Para o jornal Tribuna do Norte, também são muito preciosas estas publicações, pois alimentam as páginas com histórias que não podem se perder. Parabéns à nossa colunista Juraci!”
Cíntia Martins Camargo – Presidente da Fundação Dr. João Romeiro – diretora e jornalista responsável pelo jornal Tribuna do Norte
“Livros como este, sem dúvidas, mostram o talento de tantos que aqui nasceram, ou aqui se tornaram pindamonhangabenses, como a professora acadêmica Juraci de Faria Condé, onde continuam a plantar e dignificar a cultura. Parabéns.”
Francisco Piorino Filho – Advogado, escritor, Presidente de Honra da Academia Pindamonhangabense de Letras
“Com muita alegria, assisto ao nascimento de mais uma obra edificante da Professora Doutora e Acadêmica Juraci resgatando a bela história de Pindamonhangaba – “fecunda terra habilitatis et sapientiae”. Escrita com as tintas da emoção e da verdade, a autora, com didática e inspiração, nos proporciona uma leitura leve e sumamente agradável. PARABÉNS! Que o Altíssimo cubra de bênçãos a sua trajetória ascensional na Cultura Brasileira!”
José Valdez de Castro Moura – Médico, poeta, escritor, membro titular da Academia Pindamonhangabense de Letras
“Uma carta de amor a Pindamonhangaba. Aos poetas. Às flores silvestres. Às mulheres das letras. Aos Ipês. À poesia da floresta. Aos matemáticos. Um passeio pelos trilhos da “Princesa do Norte” revisitando memórias e trazendo histórias da nossa gente e da nossa terra. Terra que do chão ao céu e do céu ao chão acolhe sonhos, narrativas, passado e presente numa mesma sinfonia. “Nossa Terra, Nossa Gente – Pindamonhangaba: Tempo & Memória” é uma obra completa e necessária.”
Jucélia Batista – Jornalista, escritora, membro da Academia Pindamonhangabense de Letras
“Esta valiosíssima obra da amiga Juraci extrapola aspectos meramente documentais e literários, resgatando de forma brilhante e com muita sutileza os mais elevados valores da alma “pindense”.”
Antonio Asmar Kobbaz Jr. – Médico, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia
“É uma alegria podermos receber esta obra maravilhosa, que emanou desse coração, sensível e pindamonhangabanse, sempre pronto a observar e destacar o que de melhor existe em “nossa terra e nossa gente”. Uma felicidade podermos nos deixar enlevar por essa poeta da prosa em mais um indispensável e cuidadoso volume.”
Glória Godoy – Advogada, escritora, membro da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras
“Viver bem… envolve não apenas “se cuidar”, mas, especialmente, “se aprender” com tudo que já passamos e (inteligentemente) com as experiências vividas por outrem. Principalmente quando vivenciadas por pessoas marcantes, que deixaram algum legado especial, e que são transmitidas por essas pessoas tão especiais. E então nos deparamos com a Juraci, uma personalidade para lá de inteligente e digna (e sempre amável), que, já no seu primeiro livro sobre Pindamonhangaba, nos surpreendeu contando sobre várias personalidades ligadas a essa nobre cidade. Várias dessas conhecidas de todos, e outras, a autora definitivamente contribui para que o sejam. Assim, a vinda da sua nova obra ultrapassa a ansiedade, tornando-se necessária! A cidade lhe agradece!”
João Paulo Roveda Guimarães – Médico e advogado
“O segundo livro da série Nossa Terra, Nossa Gente – Pindamonhangaba: Tempo & Memória – se constitui num “Magnum Opus” de Juraci de Faria Condé, que, com sua refinada pesquisa, nos traz à luz um conjunto precioso e memorável de informações históricas e culturais absolutamente relevantes para a historiografia desta Cidade Princesa e suas futuras gerações!”
José Luiz Gândara Martins – Poeta, escritor, membro titular da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras
“Juraci de Faria Condé, em sua excelente obra, eterniza pessoas, paisagens, construções e suas histórias como verdadeiros patrimônios que são. A pesquisadora múltipla valoriza nossa terra e nossa gente em sua diversidade de aspectos e experiências e viajamos na deliciosa leitura da sua escrita.”
Sônia Gabriel – Historiadora, escritora, pesquisadora da cultura valeparaibana
“Há tempos inscritos em pessoas e lugares. Sob ações e formas. E exteriorizá-las com vocábulos meticulosamente colocados é o resultado do inestimável resgate memorialístico com que Juraci de Faria Condé, com sensibilidade e inteligência, é capaz de reconhecer, valorizar e investigar sua terra e sua gente. Com palavras sob medida, mergulha fundo em um trabalho de “ourivesaria literária” delicado e de preciosíssimo valor estético e histórico. Em seu novo livro, a autora, mais uma vez, entrega-nos gemas preciosas lapidadas com o cuidado de uma alma criativa e generosa.”
Alexandre Lourenço Barbosa – Professor e escritor