No dia 23 de fevereiro, na Escola Estadual Professora Iolanda Vellutini, foi realizada a Assembleia Geral do Grêmio Estudantil e a Posse dos Líderes de Turma. Esse momento, no qual se aborda a cidadania como um exercício de direitos intrínsecos aos seres humanos, conseguiu levar para os alunos momentos de reflexão, debates e escolhas. Durante o processo eleitoral, foram eleitas a Comissão Pró-Gremista, Eleitoral e a de Direitos Humanos.
É necessário fazer a criança participar da construção de uma escola que possa formar jovens autônomos, solidários e competentes. O Protagonismo Juvenil, desenvolvido nesses espaços de discussão, permite o nascimento da consciência social das crianças e dos adolescentes acerca de seus direitos e garantias. O processo foi liderado pela Diretora Audrey Lemes e a Vice-diretora Daniela Marçon Guimarães, que acreditam que as crianças, quando estimuladas, se tornam aptas a adotar atitudes voluntárias e solidárias de cooperação e participação no processo de ensino e aprendizagem, atuando na sociedade em que vivem.
A aluna Gabriela dos Santos Guimarães, do 7.ºA, afirma que: “Esse momento é muito legal, para a gente prestigiar a escolha dos líderes e a escolha dos integrantes da Comissão Pro-Gremista, além de serem protagonistas de todo o momento, mas fico feliz em ver a escolha da Comissão de Direitos Humanos, como já participei, sei como é importante.”
O fortalecimento do colegiado Grêmio Estudantil, através da mobilização dos estudantes, é uma das melhores formas de estimular o exercício pleno da cidadania e o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil. Após a Assembleia, foi realizada a Posse das Lideranças de Turma, jovens escolhidos por suas turmas e que trazem o compromisso de auxiliar e motivar seus colegas a ter engajamento no rendimento escolar e na frequência, além de serem um elo importante entre a Direção da Escola e sua turma.