Na última sexta-feira, dia 8 de março de 2024, na escola “Dr. João Pedro Cardoso”, aconteceu o primeiro encontro do Clube de Libras sob a liderança das alunas Ana Laura e Luana, com o apoio inicial da professora Sara Timóteo.
Ana Laura iniciou seus estudos na escola “Dr. João Pedro” neste ano e conta que está animada com o clima escolar. “Estou achando mais fácil fazer amizades aqui“, disse ela.
A ideia da criação do clube foi feita pela aluna da sua turma, Luana, após presenciar a comunicação entre Ana Laura e a professora intérprete Sara. E então houve o combinado entre as duas: Ana Laura presidindo o clube com a companhia da colega entusiasmada. Essa vivência não é nova, Ana já orientou um Clube de Libras no ano de 2023 quando cursava o nono ano em outra escola estadual e a experiência foi muito positiva.
Ela afirma que, desde que se reconheceu como uma pessoa surda e começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais, sua socialização só aumenta. Sua parceira e mentora nessa caminhada é a professora intérprete Sara Timóteo que a acompanha desde o 7° ano e que se orgulha muito do aprendizado de sua pupila.
Saber Libras favorece a inclusão na escola e ajuda a promover uma sociedade menos capacitista. Aprender Libras também desenvolve a capacidade de raciocínio lógico e expressão, estimulando a atenção para captar expressões e gestos, melhorando a habilidade de comunicação como um todo.