No dia 11 de novembro, ocorreu no Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino (DRE – Pinda) o encerramento da Formação Mov.Cicla 2023. Essa formação, em sua segunda edição, teve início em março e contou com a participação de educadores formais e informais de diversas instituições, proporcionando um intercâmbio enriquecedor de experiências.
Os participantes foram organizados em cinco grupos de trabalho (GT), abrangendo uma diversidade de realidades educacionais. Ao longo do programa, foram realizados nove encontros online, um cineclube e um Círculo de Visões presencial. Os temas abordados incluíram sustentabilidade integral, práticas regenerativas, competências socioemocionais, consumo consciente, gestão de resíduos, ambientes ecopedagógicos, mobilização comunitária, atuação em rede e design de projetos socioambientais colaborativos.
A formação também contou com uma trilha de aprendizagem autoformativa em uma plataforma virtual multilíngue, além de um caderno de conteúdo digital interativo. Esses recursos visavam aprofundar os estudos e democratizar o acesso à informação por meio de diversos recursos didáticos.
Durante o programa, os grupos participaram de encontros de mentoria para a elaboração de planos de intervenção e mobilização comunitária. Mais de 30 ações foram realizadas pelos participantes, concentrando-se em consumo consciente e gerenciamento adequado de resíduos, impactando aproximadamente 4.000 pessoas.
Essas ações foram direcionadas para colaborar com a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O programa Mov.Cicla é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com o apoio da Prefeitura Municipal e o incentivo da Novelis, visando contribuir para a qualificação das culturas de consumo e a gestão de resíduos no município. Para mais informações, acesse o site do programa (https://movcicla.eco.br/) e as redes sociais: Instagram @movcicla, https://sabia.org.br/, Instagram @instituto_sabia, Facebook @instituto_sabia.