
Na última semana, uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba realizou uma visita estratégica à indústria FOA, localizada no Distrito Industrial do Feital. A visita foi composta pelo secretário da pasta, José Antônio Ferreira Filho, o “Ju”, pelo secretário adjunto Jayme Neto, pela diretora de Indústria e Comércio, Daniela Marcondes, e pelo subprefeito de Moreira César, José Carlos Gomes, o “Cal”.
Eles foram recebidos pelo head de operações da FOA, Henry Klein, pela consultora em tecnologia do concreto, Jessika Pacheco, e por Hailton Gouveia, representante da empresa ADCO, fornecedora de aditivos para concreto.
Durante a visita, a equipe da Secretaria discutiu a expansão da unidade de Pindamonhangaba, que atualmente conta com mais de 120 colaboradores, a maioria residente no município. Com os planos de crescimento, a FOA prevê ampliar seu quadro funcional para cerca de 200 postos de trabalho diretos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico local.
Outro ponto-chave da reunião foi o fortalecimento da parceria entre a indústria e o município para a intermediação de mão de obra. A Secretaria, por meio do Departamento de Emprego e Renda, responsável pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), se colocou à disposição para facilitar a captação e o encaminhamento de profissionais qualificados, impulsionando a empregabilidade na região.
A visita reforça a importância da colaboração entre o setor público e o setor privado para estimular o crescimento industrial e a geração de oportunidades em Pindamonhangaba. O secretário José Antônio Ferreira Filho destacou que “o município segue empenhado em apoiar as empresas instaladas na cidade, garantindo um ambiente favorável para novos investimentos e expansão das operações já existentes, que, juntamente com a geração de empregos, está entre as prioridades da gestão Ricardo Piorino”.
O secretário adjunto Jayme Neto também reforçou a relevância da parceria, destacando “a importância da garantia do fornecimento de mão de obra qualificada, tornando o mercado mais atrativo para novos investimentos da indústria e beneficiando a população que busca novas e melhores oportunidades”.
Sobre a empresa
A FOA atua no setor desde 1993, sendo referência em peças de concreto armado protendido. É responsável pela criação das Estacas de Concreto Estrela, reconhecidas por sua qualidade e desempenho. Expandiu suas operações com estacas de seção T, cortinas de contenção e perfis de seção I para reforço estrutural.
Em 2014, inaugurou uma fábrica em Pindamonhangaba, com 50 mil m², localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra. A unidade possui tecnologia de ponta e alta capacidade produtiva, focando no atendimento à região Sudeste, especialmente ao estado do Rio de Janeiro.
A planta industrial conta com uma central de concreto automatizada e um rigoroso controle de qualidade. Seu concreto de alto desempenho é produzido em larga escala. A FOA se destaca por sua inovação contínua e excelência técnica.