O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, gravou um vídeo em 26 de dezembro de agradecimento por Pindamonhangaba ter recebido o troféu e o certificado do Programa Município Verde Azul (PMVA), do Estado de São Paulo. No vídeo, o prefeito e a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, destacam ações de destaque da administração, que ajudaram a cidade a pontuar para o recebimento da certificação.
Pindamonhangaba ficou em primeiro lugar entre os municípios do Vale do Paraíba e em décimo primeiro em todo o estado no ranking ambiental do Programa Município Verde Azul, entre cidades entre 100 e 500 mil habitantes.
A certificação do PMVA – Ciclo 2022/2023 foi realizada dia 19 no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e do coordenador do programa, André Simas.
Maria Eduarda San Martin destacou que o programa criado em 2007 avalia 10 diretrizes (governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade). “A certificação do Programa Município Verde Azul é mais um indicativo do quanto a cidade vem se desenvolvendo e acertando na condução do tema de meio ambiente. O programa incentiva municípios a terem uma gestão ambiental mais efetiva e estabelece pontuação em ações realizadas. Dentro desse contexto, não é apenas o prêmio, mas sim o reconhecimento pelas ações e boas práticas da gestão em políticas ambientais e mostra que a cidade avança, tem planejamento em sustentabilidade pensando no futuro”, explicou a secretária.
Dr. Isael ressaltou que “o destaque das ações ambientais de Pindamonhangaba faz da cidade uma referência regional e nacional. Como por exemplo, fomos convidados a participar da conferência do clima, na COP28 em Dubai. Ficamos muito honrados com o convite e trouxemos grande expertise para continuarmos desenvolvendo programas e atividades na área ambiental, de sustentabilidade e de clima”.
Dr. Isael ressaltou a “felicidade em observar a evolução que o Meio Ambiente teve nos últimos anos e tenho certeza de que a cidade vai alcançar patamares ainda mais elevados. Temos infraestrutura e investimento para isso, tem ações sólidas, consistentes e podemos melhorar ainda mais nossos indicadores, principalmente com maior participação da população, evitando jogar lixo e entulho em terrenos, nas ruas, em margem de rio e outros atos que degradam o meio ambiente. Precisamos aumentar nossa consciência sobre nossas atitudes, pois temos coleta de lixo, temos coleta de reciclagem, temos PEVs, temos serviços de limpeza de rua, de área verde, mas precisamos da colaboração de toda a população”, afirmou.