O município de Pindamonhangaba foi premiado no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Taubaté, no dia 15 de maio, no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté.
A iniciativa reuniu representantes de cerca de 50 cidades, dentre eles prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas, para tratar sobre o uso de tecnologia e transformação digital dos serviços públicos e promover a troca de experiências entre os gestores municipais, bem como facilitar o acesso a soluções inovadoras.
Além do prêmio para Pindamonhangaba, também foram entregues certificados de destaque e inovação ao secretário de Inovação e Tecnologia de Pindamonhangaba, Danilo Velloso, e ao prefeito Dr. Isael Domingues, que foi representado pelo secretário.
Danilo Velloso foi convidado a palestrar sobre os desafios da reforma tributária e como a tecnologia pode ajudar. Ele apresentou os desafios e como Pindamonhangaba tem buscado novos modelos para trazer eficiência à máquina pública, reduzindo custos e aumentando a arrecadação sem impor novos impostos. De acordo com ele, “a tecnologia e inovação trazem otimização de processos e novas formas de servir a população, redução de tempo, gastos e aumento de eficiência. Gerir melhor não é inflar a máquina pública, mas impor menos burocracia e deixar de atrapalhar o investidor”.
Segundo Danilo Velloso, o município passou a promover o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentável em três pilares: cidade moderna, humana e tecnológica. “São 30 áreas do programa que vão desde a economia até a segurança alimentar. Nós temos lousas digitais nas escolas, pontos de Wi-Fi gratuitos ao ar livre, inteligência artificial no monitoramento urbano, serviços de telemedicina com profissionais de todo o país, totens interativos, postos de abastecimento para carros elétricos, dentre outros”.
Durante a palestra, o secretário ressaltou que “o momento pode ser um marco na história de Pindamonhangaba, que recebe essa premiação por seu desempenho em ações de tecnologia e inovação. Com a implantação do Programa Cidade Inteligente, por exemplo, Pindamonhangaba passou a ter o maior PIB per capita do Vale do Paraíba ao investir na melhoria dos indicadores de performance da cidade. O programa agrupa projetos inovadores relacionando-os com objetivos estratégicos, resultando em sustentabilidade e qualidade de vida para os nossos munícipes”, completou o secretário Danilo Velloso.