Professores especialistas das Salas de Recursos Multifuncionais e dos Núcleos de Apoio Psicopedagógicos, Psicólogas e Assistentes Sociais da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba participaram, no dia 16 de fevereiro, do Planejamento Formativo, realizado no Equoterapia Cavalgar – projeto que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, atende 150 alunos da Rede Municipal de Ensino.
Durante o evento, a equipe apresentou o projeto ao grupo e, posteriormente, os professores puderam participar de uma vivência, tendo contato direto com os cavalos utilizados como recurso terapêutico pelas crianças praticantes do projeto.
Para a gestora regional Tayla Zarzur, foi um dia de bastante aprendizado e conhecimento. Ela destacou que o projeto é valioso e eficaz para melhora de habilidades, da socialização, da condição física, cognitiva e psicológica dos atendidos.
Durante as oficinas, demonstrou-se a excelência na elaboração das atividades, e como cada uma delas tem fundamentos sólidos tanto para o aprendizado escolar quanto para a aplicação prática no cotidiano das crianças. A abordagem pedagógica aliada à interação com os cavalos cria um ambiente estimulante e favorável ao desenvolvimento integral das crianças atendidas.
A professora Tatiane Roberta da SRM da escola Arthur de Andrade expressou sua admiração pela vivência realizada, enfatizando a importância da equoterapia e a melhora que proporciona na vida das crianças.
Já a professora Daniela Pastorelli da SRM CMEI José Ildefonso ressaltou o comprometimento da equipe da Cavalgar Equoterapia em promover um ambiente inclusivo e acolhedor, destacando a relevância e adaptabilidade das práticas apresentadas visando o desenvolvimento global dos alunos.